MUNTU . O Ser Humano . Cosmograma Bakongo . Dikenga |
O Tempo está dentro de nós porque nós, como parte do Universo, Somos Parte do Tempo.
Nós somos o Tempo porque Somos "N'kama Mia Ntangu", as Represas do Tempo.
Nós Somos o Tempo porque Somos Sementes do Tempo.
O Tempo do Cosmos reflete o Tempo da Natureza, que reflete o Tempo Natural, que reflete os Ciclos das Relações entre os Seres Humanos, que refletem os Ciclos da Natureza dentro dos Ciclos Humanos.
O Mestre Fu Kiau nos diz: "Uma Semente bem constituída, vinda de uma árvore saudável, forte e bonita vai germinar com energia. Vai crescer forte, saudável e se tornar uma árvore produtiva!"
Como sementes, podemos crescer fortes, saudáveis, mas pode que pelos caminhos da vida, também possamos adoecer e ficar fracos.
Somos Sementes Árvores Sementes. Assim, Nossas Comunidades e Nações são Florestas. Uma floresta é vasta e diversa. Não é um pomar, onde existe apenas uma ou outra qualidade de frutas.
Uma comunidade é concebida a partir da soma das forças individuais e das diversidades de seus cidadãos ... A partir dos encontros entre as chispas elétricas vindas destas forças.
E como o pensamento é fractal ... o macrocosmos se reflete no microcosmo e vice e versa.
Assim, um Economista Doente vai Contaminar com sua Doença a Economia de sua Comunidade. Um Político Doente vai Adoecer a Política de sua Comunidade.
Por outro lado, uma economia próspera e estável vai ser feita por pessoas Saudáveis.
uma Política Saudável é feita por Pessoas Saudáveis...
O Poder de Cura de um Indivíduo compõe o Poder Curativo Coletivo das Nações em todos os Domínios: política, educação, tecnologia, desenvolvimento, cultura ....
Fu Kiau nos diz: "Estes poderes de Cura Individuais e Coletivos constituem um Poder Supremo que Cura as Feridas das Nações, se este poder de cura for corretamente entendido, por um Líder eleito da forma correta, por pessoas corretamente informada para objetivos corretamente determinados."
Segundo o Mestre Fu Kiau, em seus escritos "Poder da Auto Cura Para o povo Bantu Kongo", o ser humano é concebido como um Poder, um pacote de Ngolo, um Fenômeno de Veneração Perpétua da Concepção à Morte. Este pacote de energia recebe o nome de Fûnda Dia Ngolo. Ele é criativo e regenerativo. Por si só, Fûnda Dia Ngolo é uma Entidade.
Antes de nascer no mundo físico, o Muntu é concebido no Mundo Espiritual, também chamado Ku Mpemba.
Em Mussoni (Kenko Dia Ngyakulu), o momento da concepção, o Poder Genético de Seu Pai se encontra com o Poder Genético de sua Mãe.
Este momento da concepção - Mussoni - vai dizer muito sobre o poder de Auto Cura que cada Muntu vai trazer consigo quando nascer no Ku Nseke, o mundo físico.
O nascimento de um Muntu é considerado um Marco, N'kama Mia Ntangu - uma Represa do Tempo.
Quando o Sol Vivo, o Muntu - o Ser Humano - nasce, trás consigo um pacote de energia (Funda Dia Ngolo), contendo o seu poder de Auto-Cura (Ngolo Zandiâkina), que vai variar de Muntu para Muntu, dependendo do seu Poder Genético ("Lèndo Kia Tambukusu"); das circunstancias de sua concepção; de como foi a gestação no ventre de sua mãe; do seu nascimento, além da soma das forças genéticas de seus progenitores e dos fatores associados ao ambiente em que Muntu venha viver.
O poder de auto-cura é um presente que uma pessoa recebe de seus pais na hora da sua concepção (VA NGYAKULU) e é o maior médico que pode existir.
Para os Bântu, Muntu vive e se move dentro de um oceano de ondas/radiações, às quais cada um reage de forma positiva ou negativa.
Uma enfermidade pode ser causada por ondas/radiações enviadas ou emitidas por um
corpo estranho num dado ambiente.
Quando um Mûntu diz "Nossos corpos
estão sendo abalados/ondulados "nitu zèto zeti nikunwa bèni", ou que nossa comunidade está
sendo terrivelmente abalada/ondulada de novo e de novo "kânda dièto dieti nikunwa ye ni-
kunwa", ele se refere à teoria de ondas/radiações, as quais podem, positiva ou negativamente, banhar e abalar/ondular corpos, nações, governos e comunidades/sociedades,
estejam eles desenvolvimento ou já avançados." (Fu KIAU)
"Igualmente, quando uma pessoa profunda, um
psiquiatra, um vidente [m’fièdi/ngûnza] dizem que pessoas estão sussurrando sobre você
[bântu beti kwènda niungutanga mu ngeye], ou que você está acompanhado de má sorte
[n’loko weti kulândanga], ele se refere a essa teoria [lôngi]. Essas ondas podem ter boas ou
más consequências sobre as pessoas, nações e organizações sociais [Minika miâmi milènda
tûkisa lèmina diambi evo diambote mu bântu, zinsi ye mu bimvuka]."
A eletricidade inerente ao ser humano, chamada "N'cezi" ou "Mayèmbo ma nitu", é a chave para compreender o processo de cura de um ser vivente.
Estamos despertos para realizar estas conexões refinadas entre os cruzes das linhas de Kalunga e de Telama?
Potencializar nossas forças.
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Mo Maiê , Barra Grande de Itaparica, 2019 .
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FONTES:
- COSMOLOGIA AFRICANA DOS BANTU-KONGO . Princípios de Vida e Vivência. Escrito por K. Kia Bunseki Fu-Kiau, 1980 . Tradução feita por Tiganá Santana
- SELF HEALING POWER AND THERAPY . OLD TEACHINGS FROM AFRICA. Escrito po K. Kia Bunseki Fu-Kiau, 1991. Tradução feita por Mo Maiê
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