De caráter itinerante, a Residência Transatlântika nasce como proposta de ação transcultural, a partir de iniciativa da incubadora cultural DJALO MUSICA NOMAD.
A palavra Teranga traduz a maneira de viver do povo Wolof. A riqueza da experiência coletiva de Humanidade dos Griôs, a Tolerância e o Respeito como antídoto à violência.
A partir de vivências arte propositivas em música, dança, memória oral, construção de instrumentos e ações de plantio de mudas de árvores e plantas medicinais a partir de sementes creoulas do Brasil e da África.
A Residência Transatlântica faz parte de um amplo projeto transcultural que já vem se desenvolvendo desde 2016, conectando redes criativas de experimentação e saberes entre Griôs, Músicos, Artistas, Educadores, Produtores e Comunidades em Áfrika, Brasil e Diáspora Transatlantika.
.
.
.
Fomentar o Encontro de trocas, saberes e fazeres entre Griôs é o principal objetivo do projeto. Para promover vivências musicais criativas dialógicas com a cultura popular Africana e Afro brasileira, conectando a música a formas sustentáveis de interagir com a comunidade e a natureza.
.
.
.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA SENEGAL . 2018
Nasce do encontro com o grupo senegalês SOBO BADE BAND, durante a residência artística realizada em Dakar e no povoado de Toubab Diallaw (Senegal), de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, onde foram realizados vivências e diálogos sonoros transculturais, pautados em trocas criativas e experimentações entre músicos de diferentes origens e identidades africanas, como da diáspora negra.
Ao final da Residência, o grupo realizou uma semana de imersão nos Estúdios Ridial World Mix, em Nyakourab, periferia de Dakar.
O material será lançado pela Coleção Djalo.
.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA MALI . 2020
Em 2020, a Residência Transatlântica levou a artista Mo Maie a vivenciar profundo mergulho na densa trama de saberes e fazeres musicais na densa trama cultural do oeste africano, de janeiro a abril de 2020, no Senegal e no Mali, com o apoio cultural do Programa Ibermúsicas, Funarte e Complexo Multicultural Sobobade.
.
.
.
.
.
.
.
.
RESIDENCIA TRANSATLÂNTIKA MINAS . 2021
A Residência Transatlântika Minas busca reunir, preservar e difundir a memória africana, afromineira e transatlântika, sob o viés do reflorestamento cultural, através de ações eco-culturais, pedagógicas e artísticas, envolvendo elos locais entre setores da produção musical, patrimônio imaterial e comunidades na região de Mariana, onde a história é marcada pela exploração da inteligência africana e das fontes de riquezas naturais dos minerais.
.
.
.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA ITAPARICA . 2022
A ideia é realizar a residência artística “BAMBALÁ: MÚSICA TRANSATLÂNTICA” na Bahia (Ilha de Itaparica e Salvador), com duração de dois meses, na CASA VERDE KINDEZI, na Ilha de Itaparica, em ambiente pleno de natureza, onde músicos brasileiros e comunidade baiana receberão a visita de quatro Griôs do Grupo musical senegalês SOBO BADE BAND, vindos especialmente do Senegal para partilhar o rico universo musical Mandengue, que constitui a diversidade etnomusical do Oeste Africano.
Sobo Bade Band com sede em Toubab Diallaw (Grande Dakar) é formado por Griôs que tocam instrumentos tradicionais da África Ocidental: MOUSSEKE LE POLIVALENT (Griô da Palavra/Senegal), DJELI (Griô Djeli Korafolá, Gambia), NDONGO FAYE (Griô do Tambor, Senegal) e MAMADOU SYLLA (Griô do Balafon, Guiné Conakri) .
Espera-se com a iniciativa viabilizar a segunda etapa do intercâmbio; promover vivências dialógicas; realizar shows e performances em Itaparica e Salvador; Difundir saberes sobre a música africana e conhecimentos sobre a filosofia dos Griôs, estabelecendo a interlocução para a criação musical coletiva com os convidados.
A casa será para que os artistas residentes possam conviver e criar em harmonia com a natureza, facilitando a interação com a comunidade, os músicos locais e estrangeiros.
.
.
.
.
Comentários
Postar um comentário