Pular para o conteúdo principal

Residência Transatlantika




De caráter itinerante, a Residência Transatlântika nasce como proposta de ação transcultural, a partir de iniciativa da incubadora cultural DJALO MUSICA NOMAD.

A palavra Teranga traduz a maneira de viver do povo Wolof. A riqueza da experiência coletiva de Humanidade dos Griôs, a Tolerância e o Respeito como antídoto à violência.

A partir de vivências arte propositivas em música, dança, memória oral, construção de instrumentos e ações de plantio de mudas de árvores e plantas medicinais a partir de sementes creoulas do Brasil e da África.

A Residência Transatlântica faz parte de um amplo projeto transcultural que já vem se desenvolvendo desde 2016, conectando redes criativas de experimentação e saberes entre Griôs, Músicos, Artistas, Educadores, Produtores e Comunidades em Áfrika, Brasil e Diáspora Transatlantika.

.
.

 

.
Fomentar o Encontro de trocas, saberes e fazeres entre Griôs é o principal objetivo do projeto. Para promover vivências musicais criativas dialógicas com a cultura popular Africana e Afro brasileira, conectando a música a formas sustentáveis de interagir com a comunidade e a natureza.
.
.
.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA SENEGAL . 2018 

Nasce do encontro com o grupo senegalês SOBO BADE BAND, durante a residência artística realizada em Dakar e no povoado de Toubab Diallaw (Senegal), de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, onde foram realizados vivências e diálogos sonoros transculturais, pautados em trocas criativas e experimentações entre músicos de diferentes origens e identidades africanas, como da diáspora negra.

  

Ao final da Residência, o grupo realizou uma semana de imersão nos Estúdios Ridial World Mix, em Nyakourab, periferia de Dakar.

O material será lançado pela Coleção Djalo.

  

.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA MALI  . 2020



Em 2020, a Residência Transatlântica levou a artista Mo Maie a vivenciar profundo mergulho na densa trama de saberes e fazeres musicais na densa trama cultural do oeste africano, de janeiro a abril de 2020, no Senegal e no Mali, com o apoio cultural do Programa Ibermúsicas, Funarte e Complexo Multicultural Sobobade.

.
.
.
.

.
.
.
.
RESIDENCIA TRANSATLÂNTIKA MINAS . 2021

A Residência Transatlântika Minas busca reunir, preservar e difundir a memória africana, afromineira e transatlântika, sob o viés do reflorestamento cultural, através de ações eco-culturais, pedagógicas e artísticas, envolvendo elos locais entre setores da produção musical, patrimônio imaterial e comunidades na região de Mariana, onde a história é marcada pela exploração da inteligência africana e das fontes de riquezas naturais dos minerais.
.
.
.
.
RESIDÊNCIA TRANSATLÂNTIKA ITAPARICA . 2022

A ideia é realizar a residência artística “BAMBALÁ: MÚSICA TRANSATLÂNTICA” na Bahia (Ilha de Itaparica e Salvador), com duração de dois meses, na CASA VERDE KINDEZI, na Ilha de Itaparica, em ambiente pleno de natureza, onde músicos brasileiros e comunidade baiana receberão a visita de quatro Griôs do Grupo musical senegalês SOBO BADE BAND, vindos especialmente do Senegal para partilhar o rico universo musical Mandengue, que constitui a diversidade etnomusical do Oeste Africano.

Sobo Bade Band com sede em Toubab Diallaw (Grande Dakar) é formado por Griôs que tocam instrumentos tradicionais da África Ocidental: MOUSSEKE LE POLIVALENT (Griô da Palavra/Senegal), DJELI (Griô Djeli Korafolá, Gambia), NDONGO FAYE (Griô do Tambor, Senegal) e MAMADOU SYLLA (Griô do Balafon, Guiné Conakri) .

Espera-se com a iniciativa viabilizar a segunda etapa do intercâmbio; promover vivências dialógicas; realizar shows e performances em Itaparica e Salvador; Difundir saberes sobre a música africana e conhecimentos sobre a filosofia dos Griôs, estabelecendo a interlocução para a criação musical coletiva com os convidados.

A casa será para que os artistas residentes possam conviver e criar em harmonia com a natureza, facilitando a interação com a comunidade, os músicos locais e estrangeiros.

.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n