"O Grupo de dança quilombola "Nicolinas" tem como proposta atuar em atividades culturais. É composto por membros das comunidades de Vila Santa Efigênia, Crasto, Embaúbas e Engenho Queimado, localizada em Mariana/MG. Atua desde 2017, após reconhecimento pela Fundação Palmares enquanto comunidade remanescente de quilombolas, ocorrido em 2010. Ao atuar com atividades culturais, possibilitamos a disseminação da cultura Afro-brasileira, empoderamento feminino, bem como fazemos a interação da sociedade com o povo/história marcado por lutas e enfrentamentos que ao longo do tempo fora esquecidos ou invisibilizados.
O grupo de dança tornou-se uma forma de expressão cultural de nossa comunidade, momento de interação social, aprendizado, além de trabalhar aspectos cognitivos, físicos, sociais e psicológicos, especialmente a alto estima e bem estar dos participantes. Através do grupo a comunidade busca mostrar a sociedade um pouco de sua cultura, simpatia e alegria.
Por meio da dança busca-se desenvolver a expressão artística, corporal e simbólica. O repertório musical conta com cantigas de roda, e musicas que destacam a nossa cultura e tradições, com coreografias vibrantes, expressões corporais emocionantes, muito cor nas vestimentas, bijuterias, adornos e itens regionais.
A primeira apresentação pública do grupo ocorreu na Escola Estadual Monsenhor Moraes localizada em Furquim, através do convite feito pelos alunos que desenvolverão trabalhos com a comunidade. Posteriormente o grupo se apresentou no Centro de Convenções em Mariana/MG, a convite da Escola Municipal, no encontro Municipal da Secretaria de Educação do Município de Mariana. Momento que foi apresentada a cultura, história da comunidade e todos tiveram conhecimento da existência das comunidades quilombolas na nossa região. A partir daí o grupo foi convidado a participar de outros eventos.
Em 2017, algumas das principais apresentações do grupo foram:
• Escola Estadual Monsenhor Moraes em Furquim; Encontro Municipal da Secretaria de Educação em Mariana; Natal de Luz de Mariana.
Já em 2018, as principais apresentações foram:
• Carnaval de Mariana; Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana; Festa da Terra em Goiabeiras; Festa de Santo Antônio, na Barroca; Inauguração da Praça quilombolas, na Vila Santa Efigênia; Festa das crianças quilombolas na Vila Santa Efigênia; Evento: Dia do Lugar, em Furquim; Festa de Santa Efigênia, na Vila Santa Efigênia.
Em 2019 As principais apresentações:
• 2ª copa quilombola no Engenho Queimado; Festival da Terra/Festival de Inverno em Mariana; Festa de Santo Antônio, na Barroca; Caravana quilombola da EFA Paulo Freire, Acaiaca; Festa da Terra na EFA Paulo Freire em Acaiaca; Festa de Santa Efigênia, na Vila Santa Efigênia; Festa de Nossa Senhora do Rosário e troca de Reinado em Airões, Paula Cândida/MG;
Para desenvolver as atividades buscamos colaboração, voluntariado e doações, ou mesmo rateio dos custos entre os participantes (quando possível), já que trabalhamos com escassez de recursos e população carente. No entanto, sabemos quão importante é, zelar pela cultura, tradição e patrimônio que um povo constrói, caso contrário a cultura, a história do povo se perde.
Portanto, todas as comunidades envolvidas compreendem a importância em dar continuidade as atividades, pois a manifestação cultural, os ritos, crenças, valores e saberes do povo quilombola, devem ser perpetuadas, não podem ser esquecidas. Deste modo, buscamos alternativas que viabilizem e/ou fomentem as atividades do grupo, proporcionando intensificar ainda mais a sua atuação e inserção na sociedade, bem como dar um suporte melhor aos participantes do grupo de dança".
Conheça mais o trabalho do Grupo de Dança Quilombola Nicolinas nas Redes:
https://www.facebook.com/vilasanta.efigenia.1
Comentários
Postar um comentário