Vencendo os desafios de trabalhar com cultura neste país chamado Brasil, a Companhia de Dança Baobá Minas, criada em 1999, vem abrindo os caminhos para o explendor da Dança Africana e Afrobrasileira em Minas Gerais, num trabalho de resgate de ancestralidade, buscando abordar o quotidiano do negro, sua cultura, ritmos, poesia, teatro e dança afro-brasileira.
Com o intuito de trazer a público uma imagem do negro em toda sua beleza, altivez, a Companhia Baobá mostra a cultura popular das diversas comunidades do território brasileiro, ressaltando valores e temáticas importantes desta cultura, como a oralidade, memória, ancestralidade, identidade e, sobretudo, o notório saber das mestras e mestres populares e valorização da cultura de matriz africana.
Júnia Bertolino, uma das fundadoras da Companhia, é arte educadora, bailarina, capoeirista, terapeuta, jornalista e antropóloga.
Júnia foi também idealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura, em sua XI edição.
Em 2020 foi convidada para falar sobre a história da Cia. Baobá Minas e mobilizar apoios para a continuidade de seu fazer artístico e cultural.
Aqui deixamos alguns links para você conhecer um pouco mais sobre este trabalho essencial realizado por Júnia Bertolino e a Cia. Baobá Minas.
Inscreva-se nos Canais, Compartilhe em suas Redes, Fortalecendo a cultura afrikana e afro-brasileira!
https://www.youtube.com/
https://www.youtube.com/
Comentários
Postar um comentário