Pular para o conteúdo principal

Árvore da Memória: A arte preta de Oswaldo Griot

                                                   
(Um Rei é Forte, um Rei é Justo, um Rei é a Força da Obra, que conta uma história de uma conjunção específica)

Essa conversa foi realizada em abril de 2014, na casa do pintor Griot, localizada à Rua do Passo, 48 – Pelourinho, Salvador.

Mo: Por favor, seu nome completo?

Griot: Roberto Oswaldo. Só. Só isso. Meu nome é Orador, Dom da Palavra, 171. Eu devia assinar assim! Orador, Dom da Palavra, 171. Por que 171? Um contador de histórias. Eu sou um 171 profissional. Minha vida inteira, eu fui um 171.

Só que deixa de ser uma cascata, para ser um conteúdo histórico. Por exemplo, o encontro meu com Deus, o encontro da verdade que é amor. Do que é a arte em si. Da arte preta, que eu não faço arte negra. O Brasil todo é negro. A arte negra é coisa da etnia negra. Eu sou um artista da etnia preta. Preta. Preto é uma etnia que existe no planeta que ninguém nunca estudou como ele pensa, como ele anda, como ele é. O negro está misturado por todo o Brasil, norte, sul. Mas o preto é puramente uma etnia. O que ele pensa? O que ele faz? Os orixás não são só negros. São energia do humano, podem ter nascido em árvores, mas são a energia do humano.

Mo:  Então é assim que você chama sua arte?

Griot:  Arte preta. Pretinha, preta.

A estrada delimita o avanço, sobre cores que definem os dias, o caminho transcende o simples entendimento, um belo movimento ancestral

Mo:  É um movimento artístico?

Griot:  Pode ser um movimento artístico mas é um movimento de consciência. Qual é a nossa? Onde está o preto? EU tenho que ser capoeirista? Preciso ser jogador de futebol? Tenho que morar na favela? Não precisa ser isso pra ser uma arte preta. Em São Paulo era a mesma coisa, no Rio era a mesma coisa, e aqui. Todo mundo tem obrigação de ser capoeirista. Só porque eu sou preto? Então se você é mulher, você tem a obrigação de ser mulher. De repente não é porque você é mulher que tem que mostrar que é mulher. Você é e acabou. Onde está a consciência da arte da mulher?

Mo:  No ovário.

Griot:  Dentro dela há mais de 60 milhões de anos. Tá ali. Guardado. O Homem é terra. Tudo é terra. Desde o oxigênio, a alimentação, dá a ele a energia necessária para que ele, ao fecundar a mulher, os dois criem um novo ser. Aí é o caminho.  Quem tira a criança da rua é a mãe. Quando você teve sua filha, a primeira voz que ela escutou foi a sua, dentro do teu útero.  Então a mulher tem que olhar para dentro de si. E a mãe não é porque pariu, não. É porque pariu.

Agora, só porque eu sou preto sou obrigado a ser capoeirista? Jogador de futebol? Ninguém é obrigado a nada, a nada! Tem que aprender a respeitar. Isso que é viver. E amar.

Mo:  E quando você pintou ou desenhou pela primeira vez na sua vida?

Griot:  Não sei. Quando eu me conheci eu já tava pintando.

Mo:  E quando você esqueceu que você pintava?

Griot:  Eu nunca esqueci. Eu sempre fui obrigado a pintar. EU sempre fui obrigado a pintar!

Mo:  E quem te obrigou?

Griot:  Eu mesmo! Porque a única verdade que eu encontrei foi a pintura. Tudo que eu entrei na vida eu fui expulso. Fui expulso da academia, de quartel, de escola. Porque eu sou indisciplinado. Indisciplinado não é um defeito. É um ser livre! Livre de catequese. Mas só que livre de catequese é perigo! Eu sou um ser indisciplinado. Não há disciplina. Não há uma catequese. Tem que ser assim. Não existe isso! Não existe perfeição. Existe exatidão. Para você fazer um movimento de dança, você não está fazendo a perfeição. Você tá fazendo a exatidão. A execução do movimento tá ali. O que é perfeito? Quem é perfeito? Nada é perfeito! É a exatidão. A execução do movimento. Ninguém é perfeito! Perfeito, nem prefeito!

Mo:  Em vários quadros seu você bota palavras, né?

Griot:  Sempre em cima do macho e fêmea. Porque a única verdade que existe é macho e fêmea. Não existe mais nada. O resto é coração. É coração! De mais a mais, todo ser humano tem macho e fêmea dentro de si. Macho e fêmea dentro do ser humano. Está dentro de você. Está dentro de mim. Meu lado fêmea, meu lado mãe! Tá dentro de mim. Agora como nós fomos criados a não se envolver com isso porque senão vão chamar você de veado! Não tem nada a ver o cara botar o seu lado fêmea, só porque ele faz uma boa comida ele é veado?

Sem o macho e fêmea não existe o ser. Não tem nada a ver com introdução. Não tem nada a ver com introduzir. Introduzir é fantasia.

Mo:  Então em todos os seus quadros tem essa questão do macho/ fêmea através das palavras?

Griot: Das palavras, das formas. Macho e fêmea tem tudo. Fora as descobertas incríveis. Um dia desses estava no banheiro aí comecei a pensar no brasil em si, né? O Brasil foi criado a partir de três mulheres, a preta, a branca, a cabocla ... acabou. Esse criou a trilogia do ser humano brasileiro. A partir dessas três mulheres. Tudo em torno dessas três mulheres. No dia em que as mulheres começarem a se unir, e ver a grande força que tem e ver que a reprodução está na consciência, também.

Por que existe corrupção? Porque vocês mulheres querem o melhor, e o homem vai roubar pra dar a ele. O homem nasceu para servir a mulher. Não pra roubar para dar pra ela. Servir com todo prazer. Não a exigência dela de que tem que ser. Cada político tem 3, 4 carros; 4, 5 casas. Pra que? Cada carro para uma mulher. Que é a amante? Amante de 1, amante de 10.

Não existe nem mais e nem menos. A vida é formada de braço esquerdo, braço direito.

Mo:  E a morte e a vida também estão dentro de seus quadros?

Griot:  A vida e a morte são princípio e o fim.

Mo: A morte é o fim?

Griot:  Eu nunca morri! Eu não sei se será o fim! Todos os dias sua pele morre. Todos os dias você tem pele nova. Isso é morte. Até o dia em que chegar na minha posição. Eu não estou morrendo. Eu estou me desfazendo. 75 anos é clara evidência que é hora da matéria começar a se desfazer. Não é doença. Eu tou com minha cabeça clara, com minhas ideias claras. Nós somos eterna falência. Nascemos para morrer. Falência. Falecer. Crescei-os e multiplicai-vos. Pra ser assassinado na rua? Sendo branco, preto, o que for? Ou é crescer e multiplicai o ser? Multiplicar todas as ações para a melhora do ser! Isso tem que ter muita paciência. Muita paciência. Ontem eu vi uma frase muito incrível: a velhice e o desfazer da matéria não acaba o amor. Tá nos olhos de quem quer ser amado. O velho também ama. O que é o amor?  O amor não é penetração, só! O amor é carícia, é o bem servir. O ser útil a você. Não é dizer que eu sou um cara bom. Eu nem sei se presto. No me piage niente.  E acho que faço uma boa arte. Mas quem compra? Ninguém!! Tudo muita conversa. A vida é muito cheia de conversa fiada. Muito cheia de conversa fiada. Se você não tirar seu rabo da linha do trem, o trem te pega! Não olha pra onde você anda, que o trem te pega. Macaco que não olha seu rabo, o trem pega!

Mo:  E você vê um sentido nisso tudo ou em alguma coisa?

Griot:  Lógico: o resultado é a continuação da vida! Se eu começar a pensar para que eu existo, eu me mato! É por isso que o oriental faz o harakiri! Quando ele descobre a inutilidade dele enquanto ser, ele acaba com sua matéria.

Mo:  Então a gente só existe enquanto é útil?

Griot:  Mas o que é ser útil? Útil é você com você mesmo. Pra você, você mesmo aprimorar sua existência para melhor. Antes de ontem eu assisti os santificados. Homens que se transformaram em santos. O Que é se transformar em santo?  É a evolução da matéria do ser para depois da morte. Se é que existe morte, nesse sentido. A vida é uma escola. Uma escola eterna. Você nasce e morre estudando, aprendendo. Aprendo o quê? A força hedônicas de seu próprio ser.  A igreja católica conseguiu descobrir e transformou em santo. No candomblé, os orixás são santos vivos. Não existe deuses. Existe Deus. Agora eu sou um orixá vivo. Já é um grande prazer.

Quem tá do teu lado? A carícia é a única forma que tem de você sentir que não está só no planeta. A única verdade do ser humano é a carícia. A carícia leva ao orgasmo... nem a penetração leva tão bem ao prazer quanto a carícia. A carícia leva ao devaneio, à libertação da matéria, sem a matéria exigir que você tem que ser mulher. Então a carícia é a única verdade que existe. A penetração é o último toque. E muita das vezes ... só no Kama Sutra que te explica claramente a carícia da carne. Fazer relação sexual hoje é pecado! Na maioria das vezes... E não é? (...) Então eu luto pela carícia! Pelo termo carícia. A carícia de pai para filho. De pai para filho! O pai precisa acariciar seus filhos. A única forma do pai conquistar seu filho, principalmente filho homem, é acariciando os filhos, para acabar com essa inibição do abraço, do aperto do pai pra filho! A carícia é a única verdade exata. A carícia que Deus nos deu. A carícia. O contato de um ser humano com outro. O resto é resto. O resto virou sexo. O sexo acabou com a pretensão de ser. O sexo é multiplicai-vos. E não é nem multiplicarmos o ser humano em si. É multiplicar a ação que você faz. Tá cada vez mais cheio de gente, mais estúpidos no planeta. Todo mundo fazendo filho, mais filho mais filho... sem razão, sem objetividade. Até sem perspectiva de Deus, que é o maior! Não tem! Todo mundo fazendo filhos, fazendo filhos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n

Arquivos do blog

Mostrar mais