E assim entre tantos mistérios, outro mistério. Uma festa de saudação aos espíritos dos ancestrais. uma festa com alegria, sons e cores, já que falar com os nossos ancestrais que já fizeram a passagem é linda maneira de chegar até os deuses.
Segundo a história tradicional contada pelos mais idosos NGANGAS (mestres das tradições secretas do povo BAKONGO), todos os povos negros descenderiam diretamente de NZAMBI, o Deus Supremo.
É na madrugada da festa dos mortos que mascarados saem pelas ruas de nilo peçanha em seus folguedos. vão munidos de enxadas, búzios, cuícas, tambores e máscaras.
O texto abaixo é de Alexandre Guimarães (especializando em História Regional pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB-CAMPUS V e integrande do Grupo Folclórico Zambiapunga de Nilo Peçanha desde 1997.).
"É
provável que o Zambiapunga do Baixo-Sul baiano era ou integrava um ritual
religioso de uma parcela dos africanos escravizados. Para entendermos esse
aspecto é necessário fazermos uma análise etimológica do termo "zambiapunga" e
enumerarmos alguns aspectos da religiosidade dos povos cujo termo citado se
liga: os Bantos.
Zambi ou
Nzambi-a-Mpungu é o Deus supremo de povos bantos do Baixo
Congo.1 A relação entre a palavra "zambiapunga" e o
Deus supremo de africanos é a primeira evidência da origem religiosa do folguedo
atual.
Para compreendermos a segunda evidência da
origem religiosa do Zambiapunga é necessário falarmos um pouco sobre os Bantos e
sua religiosidade. Os bantos, povos cujas línguas possuem uma origem comum e,
por isso, o termo "Banto" delimita um grupo lingüístico africano e não uma
etnia, vivem em todo o território abaixo do equador, ocupando uma área de
9.000.000 Km2 e englobando190.000.000 de
indivíduos.2 Apesar das grandes especificidades
culturais que pode haver entre 190.000.000 de indivíduos, os Bantos possuem
outras características culturais semelhantes além do parentesco lingüístico.
Segundo Nei Lopes, "(...) parece que em todas as religiões bantas os espíritos
dos ancestrais são os intermediários entre a divindade suprema e o homem. Assim,
são eles que levam as oferendas dos fiéis e intercedem em seu favor junto a
Nzambi(...)".3 Essa importância do espírito dos
ancestrais na religiosidade Banto é o segundo fator que evidencia o caráter
religioso inicial do Zambiapunga.Primeiro, a
data tradicional do Zambiapunga ir às ruas em Nilo Peçanha é a madrugada de
1o de novembro, dia de Todos-os-Santos e véspera do
dia de Finados. Nestes dois dias a população local volta sua atenção para a
lembrança de seus mortos que são homenageados com flores, velas e missas. Não
existia momento mais propício do calendário católico para um cortejo que
refletia uma religiosidade baseada na ancestralidade ir às ruas. Outra evidência do caráter religioso inicial do grupo é o
significado do termo "Mpungu" de Nzambi-a-Mpungu. Segundo vocabulário construído
por Aires Machado Filho e reproduzido por Nei Lopes4 ,
a palavra "Mpungu" é provavelmente sinônima de "defunto". Yeda Pessoa traduz,
por sua vez, "nzambi ampungu" como o grande espírito e "saami ampunga" como os
grandes ancestrais. "Mpungu", "ampungu" ou "ampunga" são palavras bantos que se
referem aos mortos, aos antepassados, o que evidencia a relação da origem do
ZambiAPUNGA atual com a religiosidade Banto.Com o
tempo o caráter religioso se perdeu e permaneceu uma bela manifestação da
cultura popular. O Zambiapunga ficou inativo em Nilo Peçanha cerca de 20 anos (
entre as décadas de 1960 e 1980) sendo revitalizado em 1982 pela professora Lili
Camardelli e seus alunos do Ginásio de 1o Grau
Adelaide Souza. Após essa revitalização o Zambiapunga nilopeçanhense tornou-se
uma das maiores manifestações folclóricas do Estado da Bahia".
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