Agora em vias de terminar mais um instrumento musical, publico esse post com algumas dicas sobre o processo de tratamento do couro do animal para a preparação do tambor.
Hoje em dia é muito fácil comprar instrumentos. É só ir à loja e escolher o de sua preferência. Mas para o percussionista é fundamental ao menos conhecer o processo de confecção de um instrumento, é algo ancestral poder transformar os elementos da natureza em objeto afetivo e musical.
Aqui vai um pouco sobre o processo do encouramento::::
As dicas foram dadas por Nola Pompeo, seu site é bem bacana para quem se interessa sobre o tema (http://www.nola.mus.br/alfaia4.html)
As dicas foram dadas por Nola Pompeo, seu site é bem bacana para quem se interessa sobre o tema (http://www.nola.mus.br/alfaia4.html)
1) Fazer furos no contorno do couro e passar uma corda para esticá-lo. Depois de esticado, limpar todo o resto de carne e gordura que fica na parte da carne. Use uma faca bem afiada e se possível curva. Há uma faca específica para esse trabalho com couro. Tenha muito cuidado para não furar ou cortar o couro.
Deixe secar por alguns dias no sol. O mau cheiro da pele vem se você não limpar bem a carne e a gordura.
Para tirar o pêlo, espalhe cinza de madeira sobre o couro, peneirando para tirar pedaços maiores, e empurre com uma cunha de madeira contra o sentido do pêlo. A cinza serve para aumentar o atrito, como o breu para o arco de violino. Mantenha a quina da cunha sempre afiada com a ajuda de uma lixa ou raspando no chão. Quando está terminado, ainda fica alguns pêlos. Isso será removido quando o couro estiver no tambor.
Outra maneira de remoção mecânica é raspar o pêlo com uma lâmina de barbear ou uma faca bem afiada. Se o couro estiver bem plano, saindo do quadro, é possível fazer apoiado em uma mesa ou no chão. Também é possível fazer essa raspagem depois que o couro está no tambor. Fica um detalhe bonito, porque a borda do couro fica com pêlo ainda. Quem monta ou já viu um djembé montado deve saber disso que estou falando.
Todo esse processo dá bastante trabalho, mas é gratificante. Também gostei da sensação de fazer algo muito antigo. Lembrei de meu avô, da minha família que cresceu trabalhando com gado e fazendas.
Outro processo para tirar o pêlo é químico. Dilua cal virgem em água (não me lembro a concentração) e deixe o couro de molho. O cal destrói a epiderme, que é a camada da pele onde estão os bulbos dos pêlos. Além disso, o cal ajuda a tratar o lado da carne. Nunca fiz dessa maneira, só li sobre.
Entretanto, tenho couros comprados do Sr. Tarcísio, no Recife, que são tratados assim. O som fica mais plástico do que o do couro que passa pelo processo de remoção mecânica do pêlo. Experimente.
Algumas pessoas gostam de passar uma lixa no couro antes de começar a usá-lo e também passam cêra de abelha ou óleo de dendê. Não sei qual o objetivo da cêra e do óleo. Se souber, por gentileza escreva para me ensinar.
Se você quer que seu tambor fique com o pêlo, para ter um som macio, sem harmônicos, pule essa etapa. Basta colocar o couro de molho na água para amolecer e ir para a montagem do tambor. Neste molho, é bom tirar o couro e lavá-lo com sabão de côco para tirar restos de estrume, urina e sangue do pêlo. Volte ao molho adicionando água sanitária à água. Isso faz com que o couro fique estéril, não atraindo larvas e outros bichos.
Se você vai guardar o couro, seja com ou sem pêlo, aconselho a limpeza e o molho na água sanitária da mesma maneira. Volte o couro para secar no quadro e o guarde esticado, enrolando como um pergaminho ou aberto.
Ao fim do processo, o couro deve estar com um aspecto limpo e com um cheiro agradável e sadio.
Preste atenção que o couro para o tambor não é curtido. O processo de curtimento, feito com vegetais ou produtos químicos, tira a flexibilidade, a elasticidade do couro, e dessa maneira não é útil para fazer o tambor
Os aros são feitos com vergalhão de ferro 1/4". Um serralheiro os prepara para mim e pinta de preto, para evitar ferrugem.
Coloque a corda no aro como nas fotos. Essa corda é uma corda de nylon de 5mm de diâmetro. Nela passará a corda da afinação. Faça quantos pontos achar melhor para a afinação. Uso seis pontos para o tambor de 16" e oito pontos para os de 18" e 20".
A madeira redonda é um gabarito para que os pontos fiquem no mesmo lugar em todos os aros e é sobra do preparo dos moldes usados para fazer o casco.
Observe que para cada lado do tambor, usa-se dois aros, um para a corda e outro para o couro. Total de 4 aros por tambor.
Os couros para esse tambor das fotos foram preparados em casa, no quadro, e o pêlo foi removido com a cunha.
Recorte o couro com o diâmetro 20cm maior que o do tambor para que sobre couro suficiente para trabalhar tranqüilamente com os aros.
Se o couro que você tem é muito justo com o aro, é possível custurá-lo ao aro para que fique seguro.
Monte o couro nos aros e depois coloque no tambor. Essa corda que está ligando os aros é mais fina do que a que fica realmente no tambor. Tem 2,5 mm de espessura. Uso-a porque é mais delicada com o couro molhado. Procure deixá-la justa o suficiente para o couro ficar na posição que você deseja. Depois que o couro seca e fica no formato do tambor e dos aros, removo essa corda enquanto coloco a que dará a afinação, que tem 6mm de diâmetro.
Depois que fizer a primeira afinação, corte o excesso de couro e raspe o mesmo para tirar os pêlos que não saíram com a cunha.
A cera que passamos na pele do instrumento é para ficar mais rígido em vez de escorregadia, serve como um antiderrapante para as mãos e hidrata o couro do instrumento
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