Christiana Uduak Essien-Igbokwe, a primeira dama da canção da Nigéria, nasceu no estado de Akwa Ibom, Nigéria em 1960.
Tragicamente ela perdeu a mãe cedo, aos 12 anos de idade.
Em meados dos anos 70 ela começou a cantar profissionalmente em uma idade relativamente precoce, nos clubes de música de Aba. Extensivo trabalho de TV logo se seguiu e em 1977 ela lançou sua carreira musical profissional com o álbum "Freedom".
Seu quarto álbum "One Understanding" foi assinado pela Afrodisia e lançado em 1979.
"One Understanding" foi produzido por Pal Akalonu. É uma mistura infecciosa de Afroboogie ("What Love Is About", "Mind Your Biz"), Swinging afro groove ("Você não pode mudar um homem") Afro Soul Smooth ("Take Life Easy"), tingido de reggae e, claro, uma balada suave, "Compreensão". As letras de Christy mostram uma profundidade de compreensão e sabedoria muito além de seus 19 anos (na época).
Tendo conquistado os mundos da música e da TV, Christy passou a figurar em alguns dos primeiros filmes de Hollywood, como "Flesh and Blood" e "Scars of Womanhood", ambos abordando questões de abuso infantil e circuncisão feminina, com o desejo de tornar a vida melhor para os artistas nigerianos.
Ela também é creditada como tendo iniciado a primeira reunião que resultou na formação da Associação de Músicos Performáticos da Nigéria em 1981.
Christy morreu após uma breve doença em 2011.
Perto do momento de sua morte, ela estava envolvida em inúmeras empresas de sucesso, organização e gestão da organização não-governamental Essential Child Care Foundation. Talvez a sua maior conquista, no entanto, seja a sua contribuição para a construção de uma Nigéria pacífica e tolerante - que, juntamente com a retidão moral, permanecem temas constantes de suas canções.
Christy Essien |
.
.
.
Fonte:
https://www.kudosrecords.co.uk/release/dwaps2072/christy-essien-one-understanding.html
Comentários
Postar um comentário