Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G...
Olá!
ResponderExcluirUma das imagens inserida no belíssimo texto é de minha autoria, imagem onde o ilustríssimo amigo e mentor Oswaldo Griot aparece pintando em plano de conjunto. Se possível, gostaríamos que os créditos de autoria sejam dados em cada uma das imagens, pois são 3 fotos de autores diferentes.
Desde já agradecemos!
Unknown18 de fevereiro de 2022 07:25
ResponderExcluirOlá!
Uma das imagens inserida no belíssimo texto é de minha autoria, imagem onde o ilustríssimo amigo e mentor Oswaldo Griot aparece pintando em plano de conjunto. Se possível, gostaríamos que os créditos de autoria sejam dados em cada uma das imagens, pois são 3 fotos de autores diferentes. Autores: Acaiah Griot, Beri Griot e Marlon do Pelourinho.
Desde já agradecemos!