a bahia inspira. essa cidade caleidoscópica chamada salvador, arrodeada de ilhas e sertões de veredas sem fim. onde nasceu o samba onde nasceu a roda. onde a cada dia o samba e a roda se reinventam. renascem.
a roda da capoeira, a roda do samba, a roda da própria vida. pra que aconteça a partilha a troca a multiplicação...
tanto se fala do samba, o ritmo brasileiro por excelência.
tanto se fala do samba, que ganhou amplitudes e nuances mundias e refinadas no rio de janeiro. mas pouco se fala sobre a manifestação cultural chamada "samba de roda", que deu origem ao samba, como se conhece nos dias de hoje.
Foi pelo recôncavo baiano, pelas cidades ou vastas plantações de cana de açúcar que se registraram os primeiros sambas de roda, datados de 1860.
Nasceu acompanhado por negros atabaques, ganzás e reco-reco, com claras características africanas - como canções feitas em formato "solista chama e o coro responde" e a presença marcante da dança durante a execução da música. Canções de trabalho e de farra. O universo do samba de roda é vasto, é denso, nos chama e nos clama para partirmos para a exploração! Resistência. Memória. Fusão.
As violas, cavaquinhos foram a contribuição portuguesa à festa, que com o remelexo dos pandeiros (instrumentos de origem árabe) formaram a estrutura/sonoridade matriz do samba.
O reino do samba de roda na Bahia parece não ter começo nem fim: entra pelos terreiros do axé, está ligado às festas de caboclos, passa pelas rodas de capoeira, quando a luta dá lugar ao molejo e requebrado das cadeiras em momentos de descontração e partilha.
O samba de roda tem sabor de dendê e cheiro de água de flor de laranjeira!
Pra terminar, que já vai ficando tarde, não posso deixar de lembrar da braveza da mulher baiana sambadeira que preserva e resiste pra não deixar o samba de roda morrer. Coisa linda é ver a baiana sambando, criança, menina, jovem, mulher, senhora, sambadeira não tem idade, sambadeira não se cansa de sambar, de cantar e dançar.
Abaixo vai o link de um blog com bastante informações sobre o samba de roda, pra quem se interessar em se aprofundar no tema:
.
.
Mo Maie,
Salvador, Bahia, 2013
Comentários
Postar um comentário