🎶 Ajude a imprimir o Calendário Sons da África e da Abya Yala 2026 🌍📅
Vivemos em tempos em que a música, a cultura e a educação precisam ser valorizadas como instrumentos de transformação social.
O Calendário Sons da África e da Abya Yala 2026 é muito mais do que um calendário: é uma ferramenta de arte-educação contra colonial, que celebra e difunde as culturas afrikanas, afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo identidades, estórias, ritmos e saberes ancestrais para crianças, jovens e toda a comunidade.
Desde 2018 este projeto tem se construído com o coração coletivo de artistas e educadores do Brasil e da América Latina, reunindo tradições sonoras, instrumentos ancestrais e narrativas de resistência.
Cada mês do calendário é um convite à descoberta: música, instrumentos e narrativas que conectam a África, as culturas afro-brasileiras e os povos da Abya Yala — um convite a sentir, conhecer e celebrar quem somos e de onde viemos.
Este material foi idealizado com base na importância de levar a cultura para dentro das escolas como complemento pedagógico — em diálogo com a Lei 10.639/03, que prevê o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas brasileiras — e como ferramenta de educação antirracista. Kickante
✨ Por que sua contribuição importa?
🎨 Imagine crianças e adolescentes abrindo o calendário nas escolas, explorando os sons, instrumentos e histórias que conectam nossas raízes africanas e indígenas à vida de hoje. Imagine esses saberes circulando nas mãos, nas conversas e nos momentos de criação artística — colorindo ilustrações, compondo poesias, aprendendo com respeito e alegria. Kickante
👉 Contribua e compartilhe — juntos vamos imprimir não só um calendário, mas um mapa de histórias que nos pertencem!
Já está no ar a campanha Vakinha online, para arrecadar fundos para conseguir imprimir cópias do Calendário Sons de Áfrika 2026,com o intuito de serem distribuídos em escolas brasileiras, especialmente da região de Ouro Preto e Mariana.
O projeto foi idealizado pela multi-artista Mo Maiê, e vem sendo desenvolvido desde 2021, com a colaboração de artistas, produtories, educadories, grupos e coletivos culturais.
Participe você também e colabore para realizar este sonho de cultura e arte!
Comentários
Postar um comentário