Ouro Preto, Mariana, março de 2023
LANÇAMENTO do videoclipe XIKOMBA . Mo Maie & DJ Pátrida |
O que: Lançamento do EP AWÊ, afrobarroco electrobeat
Quem: Dj Pátrida & Mo Maie
Quando: 05 de abril de 2023 - 18:00
Youtube Ladeira Records
https://www.youtube.com/watch?v=T14XHl8PO10
Dj Pátrida & Mo Maie lançam Xikomba, cabaça arame e pedaço de pau, videoclipe que abre o álbum visual AWÊ - afrobarroco electrobeat, produzido com apoio financeiro do Funcult Ouro Preto.
Fruto de um trabalho de criação colaborativa de mais de quatro anos, "AWÊ" reverencia heranças culturais africanas e originárias da região, trazendo para o público quatro temas permeados por batuques, electro coco, dub, electrokongo, moçambique, afrobeat, bases eletrônicas e efeitos, fusionando ritmos e poéticas da cultura popular afro-pindorâmica com elementos da música contemporânea e experimental.
AWÊ nasce do encontro criativo de dois artistas promissores da cena independente de Ouro Preto e Mariana: a compositora e multi-instrumentista Mo Maie e o produtor e compositor Dj Pátrida, que vem desenvolvendo há anos um trabalho musical e político na região, atuando também como empreendedores.
O videoclipe Xikomba, cabaça arame e pedaço de pau trata-se de um trabalho diferenciado e relevante no contexto da produção fonográfica local, em uma produção e estética futurista, homenageando o instrumento musical Hungu ou Xikomba, que se supõe ser o ancestral do berimbau e também Mestre Pastinha, mestre da arte da Capoeira Angola.
Traz como cenário as míticas montanhas de Passagem de Mariana, contando com a direção de arte de Jahi Imani e edição de HC, que também assina a fotografia juntamente com a multi-artista Osupa. No elenco, a participação dxs capoeiristas Luzia Nunes, Denis Vieira, Dj Pátrida e Mo Maie.
O design e a identidade visual do projeto é assinada pelo artista plástico e designer Estyferson Gabriel e a produção executiva foi realizada por Pollyanna Assis.
O projeto de produção do EP AWE Afro Barroco Beat e do Videoclipe Xikomba foi realizado graças ao FUNCULT OURO PRETO Minas Gerais, envolvendo em sua produção mais de quinze artistas locais, buscando valorizar e fomentar a arte e a produção nativa, tão afetada nestes tempos atuais de pós pandemia.
#lançamentos #ep #mixtape #djpatrida #momaie #olokun #lanamaxamba #jamayka #xikomba
O lançamento do ep e videoclipe será realizado de forma virtual, no canal Yotube do Ladeira Records, a partir do dia 05/04/23.
O Single “XIKOMBA – cabaça, arame e pedaço de pau” – estará em breve na sua plataforma virtual preferida!
SOBRE AWE afro barroco electro beat
O processo de concepção do disco AWE Afro Barroco Beat reflete tempos de profundas transformações em um mundo que se encontra em estado de reconstrução, em muitas dimensões.
AWE Afro Barroco Beat é composto por quatro temas, “Xikomba – cabaça, arame, pedaço de pau”, “Lá na Maxamba”, “Olokun” e “Zanzibar”, uma colaboração entre os multi artistas Mo Maie (@mo.maie), Dj Pátrida (@patridadj) feat Uhsaga (@uhsaga), feat Uhsaga (@uhsaga) Tiago Valentim (@valentimpercussao) e Thiago Couto (@tiagocoutosax), com mixagem e masterização feita por Edson Zacca (@zaccasons), que também é artista convidado no tema “Xikomba”.
Quatro anos se passaram desde 2018, em que demos o início aos registros, dos temas que fusionam o afro com o eletrônico, com bases criadas por Pátrida e composição musical de Mo Maie, nas letras e melodias.
Projeto transcontinental, AWE leva o ouvinte a uma viagem através de muitos mundos e sonoridades, entre beats e hits.
Os registros sonoros foram feitos por Dj Pátrida e por Zacca, no “Lab Passagem” e no Q.G. da “Ladeira Records“, home studio localizado no meio de uma montanha espetacular na subida para o Morro São Sebastião, em Ouro Preto.
O Ladeira Records foi idealizado e tem a direção do DJ Pátrida, e vem firmando sua presença com força e representatividade na nova cena local da produção fonográfica, expandindo as narrativas e sonoridades do povo de Chico Rei para o mundo, dentro de um ponto de vista autoral, construído através de características e experiências artísticas próprias, realmente fomentando a cena independente de Ouro Preto e Mariana, sobretudo na ambiência do rap, da música afro, eletrônica e experimental.
Sobre Mo Maie
Performer, multi-instrumentista, escritora, pesquisadora, artesã de instrumentos musicais africanos, a artista é natural de Mariana (interior de Minas Gerais) e radicada na Bahia, desde 2012. Idealizadora da plataforma criativa Djalo Musica Nomad, em sua caminhada desenvolveu diversos trabalhos em parceria com artistas, redes criativas e comunidades no Brasil, África, América Latina, Oriente Médio e Europa. www.momaie.com
Sobre DJ Pátrida
DJ Pátrida é Produtor do Selo Ladeira Records, pesquisador e curador de sonoridades regionais AfroIndígena, produtor cultural na região dos Inconfidentes (Minas Gerais), DJ residente nas Festas da Ladeira Produções, sempre em combustão com a ART Produção em Movimento. Foi DJ e músico residente no movimento de ocupação (Orgânico Imaginário) e um dos criadores do Projeto Estilo Chico Rei, que visa o movimento AFROFUTURISTA, através das linguagens culturais da região de Ouro Preto MG. Realizou diversos projetos com o Sesc, Festival de Inverno, além de ter se apresentado em festivais e mostras no Brasil, como Festival Reconvexo Latino América (BA), Festival de Inverno do Paraná, Grito do Rock na Favela da Rocinha (RJ).
Contatos:
@ladeirarecords @mo.maie @patridadj
(Instagram)
www.terreirodegrios.wordpress.com
EP AWÊ . afrobarroco electroeat . Mo Maie e DJ Pátrida feat Orkestra Nomad Djalo
Realização: Ladeira Records e Djalo Musica Nomad
Produção cultural: Deivison Henrique Soares e Mo Maie
Produção musical: Dj Pátrida
Direção musical: Dj Pátrida
Direção artística: Mo Maie e DJ Pátrida
Mixagem: Dj Pátrida
Masterização: Zacca
Produção executiva: Pollyanna Assis
Fotografia: Osupa
Streaming: Ladeira Records
Design e Arte da Capa
Estherfyson Gabriel
Gravado no Lab Ladeira Records (Ouro Preto) e Lab Na Passagem (Passagem de Mariana/MG/2020)
Esta obra foi realizada com apoio financeiro do funcult - fundo de cultura da prefeitura municipal de ouro preto 2020
Comentários
Postar um comentário