Pular para o conteúdo principal

I Mostra Dança Inconfidentes seleciona 24 coreografias assinadas por dançarines de Mariana, Ouro Preto e Itabirito


                                              

Está aberta até dia 10 de maio inscrições para participar da I Mostra Dança Inconfidentes.

A Mostra Dança Inconfidentes tem como objetivos dar visibilidade a artistas da região mineira dos inconfidentes e incentivar a criação coreográfica autoral por meio da divulgação dos trabalhos e de oficinas com profissionais renomados.

Tendo em vista a vasta e diversa produção atual de dança independente fomentada por artistas dos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, a Mostra Dança Inconfidentes apresenta sua primeira edição: um evento, online e gratuito, com coreografias autorais - gravadas no Cine Teatro, e comentadas por profissionais da dança renomados de Minas Gerais.

Podem se inscrever, até o dia 10 de maio, jovens dançarines, com idades entre 15 e 30 anos, que morem nas cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. Para se inscrever os candidatos e candidatas devem preencher um formulário online, que solicita informações como ficha técnica da coreografia inscrita, dados do responsável e documentos que comprovem as informações (que deverão ser encaminhados por email).

Serão contemplados os 24 primeiros inscritos que tiverem suas propostas cumprindo os requisitos de participação divulgados no edital de chamamento. As coreografias devem ser autorais, os estilos de dança são livres e as categorias permitidas são solo e duo. Além disso, o tempo máximo para cada coreografia não deverá ultrapassar 3' 30'' (três minutos e trinta segundos). Os interessados podem acessar o edital através do endereço online 

www.mostradancainconfidentes.wixsite.com/edicao1 

https://www.youtube.com/channel/UCR7JdPGfGZxjOus0TOHBskg

ou através do link no perfil da Mostra nas redes sociais (instagram, facebook e youtube) pelo do @mostradancainconfidentes.

Também podem falar diretamente com a equipe de produção através do whatsapp 31 99453-3022 ou via email, pelo do endereço mostradancainconfidentes@gmail.com Nina Albergaria, idealizadora e diretora geral da Mostra, conta que foi motivada pela farta produção de danças independente nos três municípios citados. 

Esta potência artística presente na região muitas vezes não circula por falta de apoio e incentivo, impedindo ocompartilhamento com o público, explica a professora de dança.

"Tais produções demandam recursos, financeiros e estruturais, que muitas vezes artistas independentes não têm como arcar. Pensando nisso, todo o conteúdo produzido durante a mostra será disponibilizado para os e as participantes poderem usar em outras mostras, eventos e concursos." Afirma Nina.

A mostra, que será lançada e transmitida ao vivo pela plataforma Youtube no dia 27 de junho, foi aprovada por edital e tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, através da Lei Aldir Blanc.

Fiquem de olho: vem mais programação por aí!

Durante a manhã do dia 27 de junho, data do lançamento da Mostra, os comentaristas irão ofertar ações formativas, que acontecerão através de plataformas onlines e também serão destinadas à pessoas residentes nas cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. Os pré-requisitos de participação serão definidos pelos ministrantes de acordo com as propostas apresentadas. No caso dos workshops haverá inscrições prévias, 20 vagas por workshop.


I MOSTRA DANÇA INCONFIDENTES SELECIONA COREOGRAFIAS ASSINADAS POR DANÇARINES DE MARIANA, OURO PRETO E ITABIRITO.

O evento será online, transmitido via youtube no dia 27 de junho e será comentado por artistas renomados de Minas Gerais.

Podem se inscrever, até o dia 10 de maio, jovens dançarines, com idades entre 15 e 30 anos, que morem nas cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. Serão contemplados os 24 primeiros inscritos que tiverem suas propostas cumprindo os requisitos de participação divulgados no edital de chamamento.

Para se inscrever os candidatos e candidatas devem preencher um formulário online e enviar os documentos solicitados. O edital e o formulário podem ser acessados pelo link no

instagram @mostradancainconfidentes ou através do whatsapp número 31 9 9453-3022



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n