A Escola Atelie Nômad Djalô é Uma Iniciativa Educacional Multicultural e Afrocentrada, que Busca proporcionar Experiências de Formação Baseadas no Respeito e Reverência Aos Saberes e Fazeres de Povos Ancestrais de Encontro com as Novas Mídias, Tecnologias Sociais do Mundo Global e a Natureza.
Se A Arte Não Tem Fronteiras, Como Vislumbrar e Viver Modos de Vida Pluridiversos, Pautados na Tolerância e Respeito Pelas Diferenças?
Nós Acreditamos na Educação Em Movimento, Buscando Sempre Conceber Partilhas de Conhecimentos, Fortalecer Redes de Afeto e Cooperação Dentro das Novas Perspectivas de Economia Solidária do Mundo.
Nossa Grande Referência Espacial é a Natureza, Toda Sua Exuberância e Tecnologia Ancestral: uma Sala Verde com Chão de Barro, uma Horta Erguida a Partir dos Conceitos da Permacultura, Uma Floresta - a Maior Biblioteca do Mundo.
Afinal, Em Que Sala de Aula Pode-se Aprender Mais do Que Embaixo de Uma Grande Árvore? E Que Mestre Pode Ter Mais Conhecimento do Que os Mais Velhos da Comunidade?
Chegamos a Um Momento da História do Brasil e do Mundo, em Que Necessitamos Com Urgência de Novos Sistemas e Referências Para Pensar, Estruturar e Realizar a Educação.
Assim, Nos Inspiram Correntes da Ação e Pensamento Educacional de Várias Culturas Afrikanas e Latino-Americanas, Baseadas na Oralidade Como Maneira Matricial de Transmissão de Conhecimento e na Prática Vivencial Como Caminho Para Aperfeiçoar o Aprendizado.
2020: Neste Ano, A Escola Ateliê Nomad Djalo Esteve Por Sete Meses no Senegal, onde Realizou Vivências e Oficinas com Artistas e Mestres Griôs das Tradições Ancestrais do Oeste Afrikano.
Tais Vivências Fizeram Parte da Residência Artística Transatlântika, Que Levou a Artista e Arte-Educadora Mo Maiê ao Continente, com o Apoio Cultural do Programa Ibermúsicas e do Complexo Multicultural Sobobade.
O Intuito Principal das Vivências Educativas Foi Promover o Diálogo Trans-Cultural Entre Griôs, Músicos, Artistas, Educadores, Agentes Culturais de Diferentes Culturas Afrikanas e Afro-Diaspórica.
Agora, de Volta Ao Brasil, Buscamos Nos Readaptar aos Novos Tempos e aos Novos Desafios Que a Educação Está Enfrentando ao Redor do Mundo.
Nestes Momentos Traumáticos Que Nos Exige Novas Soluções Para Seguir Educando Nossas Crianças e Comunidades, Estamos Nos Reinventando, Reiventando Caminhos Educacionais.
Aqui Compartilhamos um Pouco do Que Foram As Experiências de Imersão no Senegal e no Mali, Agradecemos a Todas as Pessoas Que Estiveram Conosco Neste Grande Aprendizado.
Áfrika Começo e Fim.
Comentários
Postar um comentário