Um dia o Sol foi visitar Deus. Deus deu ao Sol uma galinha e disse: "Volte pela manhã antes de partir".
De manhã, o frango cantou e acordou o sol. Quando o Sol foi para Deus, Deus disse: "Você não comeu o frango que eu lhe dei para o jantar. Você pode ficar com o frango, mas voltar aqui todos os dias." É por isso que o Sol circula a terra e sobe todas as manhãs.
A Lua também foi visitar Deus e recebeu uma galinha. De manhã, o frango cantou e acordou a lua. Mais uma vez, Deus disse: "Você não comeu o frango que eu lhe dei para o jantar. Você pode ficar com o frango, mas voltar aqui a cada vinte e oito dias". É por isso que o ciclo da Lua dura vinte e oito dias.
O humano também foi visitar Deus e recebeu uma galinha. Mas o humano estava com fome depois de uma longa jornada e comeu parte do frango para o jantar. Na manhã seguinte, o Sol já estava alto no céu quando o humano acordou, comeu o resto do frango e correu para ver Deus. Deus disse: "Eu não ouvi o corvo da galinha esta manhã". O humano respondeu com medo: "Eu estava com muita fome e comi". "Está tudo bem", disse Deus, "mas ouça: você sabe que o Sol e a Lua estiveram aqui, mas nenhum deles matou o frango que eu lhes dei. É por isso que eles mesmos nunca morrerão. Mas você matou o seu, e assim você deve morrer como aconteceu. Mas na sua morte você deve retornar aqui ".
E assim é.
desenho shona , cosmograma do surgimento do mundo para os Chokwe (Angola) |
O povo Tchokwe habita predominantemente o nordeste de Angola e partes do noroeste da Zâmbia e as áreas adjacentes do sul do Congo.
Eles são conhecidos por seu trabalho decorativo, incluindo uma variedade de arte e artesanato e particularmente desenhos de areia conhecidos como sona (singular lusona). Esses desenhos de areia fazem parte da tradição oral do Tchokwe.
Eles servem principalmente como um dispositivo de estímulo da memória na narração de histórias.
Os meninos aprendem a contar as histórias e os desenhos sona como parte de seus ritos de iniciação.
Os aprendizes são ensinados por mestres de desenho, chamados akwa kuta sona.
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FONTE:
http://www.africafederation.net/Tchokwe_Art.htm
Gerdes, P. (1990). On Mathematical Elements in the Tchokwe Sona Tradition. For the Learning of Mathematics.
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