A primeira experiência da oficina/laboratório "Corpo, Cantos e Ritmos Afrobrasileiros" que há algum tempo estou desenvolvendo aconteceu em 2016, na Asociación Cultural Ollin Kaos, em Barcelona (Espanha), à convite da artista Susana Isunza, dançarina e pesquisadora mexicana que vive há anos em Barcelona, onde desenvolve atividades variadas de experimentação através da dança e demais artes. Conhecer e re-conhecer um verdadeiro mestre é um momento de extrema importância na vida de qualquer um. Foi assim que me senti quando pude conviver ainda que brevemente com esta mulher. Nosso encontro me deixou marcas profundas que pouco a pouco vão se estravasar através de processos de criação.
Susana Isunza e a Danza Alkimia |
Susana é uma artista multimídia super interessante. Uma Mestra dos Saberes Tradicionais mexicanos com bastante influência contemporânea, sua arte se abre para a universalidade.
E aqui te convido a conhecer um pouco da biografia desta mulher, que tornou-se uma grande inspiração para minha vida.
Susana Isunza e a Danza Alkimia |
::: S U S A N A I S U N Z A
Nacida na cidade do México, formada na Escola Nacional de Dança Contemporânea do Instituto de Belas Artes da cidade do México, Espaço da Alba, Ballet teatro do Espaço, entre outras.
Fundadora da Companhia de Danza Encuentros "Quinto Sol", com quem consegue o V Prêmio Nacional de Dança INBA-UAM 1987, com a coreografia "A Cena", ao lado de Juan J. Islas.
Fundadora do grupo independente de Danza Contemporánea Germinal com a proposta que integra dança, pintura e poesia. Nesta associação participa como diretora, coreógrafa e bailarina.
Desde 1984 facilita classes de dança contemporânea em diversos lugares da cidade do México. Criadora do projeto "Triadanza", com o qual se apresenta como solista en festivais e cenários do país. Com propostas que integram a dança e o manejo de elementos como tecidos de grandes dimensões e a pintura corporal.
Se integra à contínua tradição Tezkatlipoca com Ehekateotl Kuautlinchen.
Tezkatlipocayotl (Tezkatlipoca - divindade - que á a dualidade de Qetzalcoatl) é um ramo da mexicanidade, que difunde a história e a cultura pré-hispânica de rumo Norte Tradição da Consciência da Morte, da cor negra e espelho fumegante, que nos mostra como somos. Esta agrupação vem de uma tradição oral e também se baseia em seus próprios estudos antropolígicos e etnológicos. Aqui aprender as práticas da cosmogonia Nahuatl )Nawi Olli Teotl), sua integração e marcas na cultura atual do país. Nesta organização participa ativamente por alguns anos e se nutre en reencontro de suas raízes culturais para integrá-las na práxis da dança.
Trabalha com as comunidade Mazahuas e Otomíes da família Pame, no estado do México, com as cooperativas de mulheres MAzahuas e participa dos grupos de dança tradicional azteca, danças guerreiras e de fertilidade. Nestes tempos passa a ser guardião do fogo sagrado nos círculos de dança.
Bolsista do Fundo Nacional de Cultura e Artes através do projeto Mazahua, em 1994/95 e em 2000/2001 recebe novamente a Bolsa de Criadores com Trajetória pela coreografia "Kosmo-danza... Os rostos do Herói", um sólo que compõe e interpreta.
Desde 2002 que a artista vive em Barcelona, onde realiza o mestrado "Terapias por movimento e dança", na Universiade de Barcelona.
Nesta cidade trabalha integrando sua experiência docente e de formação em dança na criação de um método próprio de formação. Alquimia do corpo é esse método, que sintetiza e integra sua experiência em dança.
Paralelamente, trabalha na expressão plástica, como pintora auto-didata, sendo o universo das artes plásticas o mundo onde explora e expressa uma intenalização de corpos gravados na memória gestual-expressiva. Elementos que vêm de sua formação de dançarina, integradas às experiências oníricas que tocam de alguma maneira a imagem surrealista na memória que lhe conecta com sua origem.
Em sua formação, teve vários professores que deixaram marcas profundas em sua carreira, como Xavier Francis, Bodyl Henkel, Mirtha Blostein, Carlo Grandi, Victoria Camero, Socorro Bastida, Miguel Angel Palmeros, Orlando Scheker, etc.
Participou de cursos que marcaram sua vida artística com professores como Eugenio Barba, Roberta Carreri do Odin Teatro da Dinamarca. Sobre dança teatro na "História da dança do teatro alemão", com a Dra. Hedwing Müller. No "Treinamento de dança e teatro" e "Oficina coreográfica com Heide Tegeder" (ex solista da Companhia Pina Bausch).
Entre 1992 e 93, viaja para La Habana para participar de cursos de especialização no método cubano na Escola de Dança Contemporânea Cuba Danza.
Em Barcelona, durante o mestrado de terapias por movimento e dança é importante a experiência de aprendizado ao lado de pessoas como a doutora Wengrower Gutkouski e Mrs. Sharon Chaiklin.
Comentários
Postar um comentário