oficina com Babaya. Festival Som e Fúria. Salvador, 2015 |
Voz se expande pelo mundo através de pulsos sonoros e se lança no espaço pela força do diafragma, pulmoes, laringe, faringe, pelas tensoes e distençoes das pregas vocais, boca, lábios, língua.
Voz é um ser sensual.
Voz também nasce do espírito.
Voz é física quântica.
Voz é vibração.
Voz é energia.
Voz é sopro divino, é sonho encarnado.
Aguda ou grave.
Voz pode atravessar essa esfera e muitas outras.
Todos os dias falamos. Todos os dias usamos nossas vozes. Vez ou outra todos cantamos, também. E quantas vezes paramos pra pensar na importância de seu cuidado, de seu bom trato?
Na semana passada tive a honra de conhecer essa mulher que há muito tempo ouvia falar: a cantora e professora de canto Babaya.
Super mineira, chegou aqui em Salvador para nos dar uma oficina de canto que durou três manhas pela programação do Festival Fúria e som, na Fundação Gregório de Matos.
Babaya parece que foi uma enviada para a abertura de uma consciência profunda em relação a essa grande aliada e instrumento de trabalho: minha voz.Com exercícios pensados para a voz que nasce em um corpo, Babaya levou uma turma com mais de trinta alunos a passear pelos campos fisiológicos e empíricos desse frágil e poderoso instrumento musical.
Hidratação. Alongamento corporal. Aquecimentos que conectam consciência de diafragma, respiração, resistência corporal, ressonância, projeção vocal e sobretudo: saúde. Sim, essa é a grande meta: cuidar de nosso corpo e gerar possibilidade de longa vida à nossas pregas vocais.
Todo cantor brasileiro merece conhecer Babaya!
oficina com Babaya. Festival Som e Fúria. Salvador, 2015 |
Comentários
Postar um comentário