ubuntu, uma maneira de viver |
Ubuntu é uma filosofia africana que se abre a diversos significados e interpretaçoes. Ubuntu, mais que nada, é algo que se vive, que se experimenta e, sobretudo, que se compartilha, já que se trata de um sentido de humanidade em vida em comunidade.
Etmologicamente falando, a palavra ubuntu tem origem banto, subsahariana, no entanto, alguns pesquisadores especulam que a real origem da palavra remonta da regiao que faz parte do antigo Egito (onde estao os países Somália, Etiópia, Sudao, Eritréia, fonte de considerável parte do fundamento religioso africano ancestral).
Ubuntu vem nos lembrar que somos enquanto seres individuais, mas também enquanto parte de uma aldeia global. Sou porque você também é, de maneira que o equilíbrio social vai depender de um equilíbrio entre sua estrutura primordial: a relaçao entre as pessoas que fundamentam esse grupo, a sociedade percebida como um grande organismo, de maneira que o desequilíbio de um órgao vai afetar o equilíbrio global do grande corpo.
No entanto, antes de respeitar o outro, devo me respeitar, devo me amar. Só a partir do auto-amor é que o humano tem condiçoes de amar algo que está externo a si. Assim sendo, Ubuntu se trata de reconhecer o divino em si mesmo e reconhecer o outro como um espelho de si próprio.
Comentários
Postar um comentário