Ngoni |
>>> O ngoni é um alaúde simples construído com um corpo de madeira que serve como uma caixa de som. O corpo tem uma forma oval e está coberta com couro de gado. Similar aos kora, o ngoni tem cordas feitas de linhas de pesca de nylon, que são amarrados ao pescoço de madeira com tiras de couro amarrado.
Para ajustar a entonação das cordas, o músico pode simplesmente mover as tiras para baixo (para alisar) ou para cima (para afinar) o instrumento. O ngoni geralmente tem duas principais cadeias de melodia que são dedos pelo lado esquerdo, semelhante a um banjo ou guitarra. Acompanhando as principais cadeias são 03:58 cordas fixadas a um passo fixo, estes são jogados de forma semelhante à harpa e podem ser chamados de cordas da harpa.
É comum que o ngoni ter 04, 5 ou 6 cordas, embora alguns tenham até oito cordas.
As regiões comuns de se encontrarem Ngoni são: Bappe, Diassare, Hoddu, Koliko (Frafra), Komsa, Kontigi (Hausa), Koni, Konting (Mandinka), Xalam (Wolof), Molo (Songhay/Zarma, Ndere, Bambara e Tidinit (Hassaniyya Árabe).
As regiões comuns de se encontrarem Ngoni são: Bappe, Diassare, Hoddu, Koliko (Frafra), Komsa, Kontigi (Hausa), Koni, Konting (Mandinka), Xalam (Wolof), Molo (Songhay/Zarma, Ndere, Bambara e Tidinit (Hassaniyya Árabe).
>>> Afinação:
Cada afinação é chamado kumben dentro das tradições mande. Várias peças podem ser reproduzidos em diferentes afinações, no entanto canções têm afinações tradicionais. A seqüência melódica menor é referido como o ba (mãe) ea seqüência maior é chamado de jeli.
Dentro das zonas de língua wolof do Senegal, o ngoni tem três afinações principais, todos incluem o ajuste das cordas melódicas como quartas justas (semelhante a uma guitarra).
O primeiro tuning (Suuf ci ou baixo) tem como principais cordas afinadas com o primeiro e quarto grau da escala (C e F, em uma escala maior C), com as cordas suplementares sintonizados uma oitava acima em graus um, dois e três (C , D, e E).
Segundo tuning (kow ci ou alto) usa os mesmos intervalos de cordas, mas colocar as principais cadeias de caracteres em uma seqüência menor a ser criado no terceiro e sexto graus da escala (E e A). Esta afinação só usa duas cordas afinadas suplementares para a terceira e quarta forte (E e F #).
A terceira tuning (ardin), também é menor e tem as principais cadeias se voltaram para um sexto e um segundo (A e D) com as cordas afinadas complementares 5 e 1 (G e C). Esta afinação se assemelha a escala menor.
Cada afinação é chamado kumben dentro das tradições mande. Várias peças podem ser reproduzidos em diferentes afinações, no entanto canções têm afinações tradicionais. A seqüência melódica menor é referido como o ba (mãe) ea seqüência maior é chamado de jeli.
Dentro das zonas de língua wolof do Senegal, o ngoni tem três afinações principais, todos incluem o ajuste das cordas melódicas como quartas justas (semelhante a uma guitarra).
O primeiro tuning (Suuf ci ou baixo) tem como principais cordas afinadas com o primeiro e quarto grau da escala (C e F, em uma escala maior C), com as cordas suplementares sintonizados uma oitava acima em graus um, dois e três (C , D, e E).
Segundo tuning (kow ci ou alto) usa os mesmos intervalos de cordas, mas colocar as principais cadeias de caracteres em uma seqüência menor a ser criado no terceiro e sexto graus da escala (E e A). Esta afinação só usa duas cordas afinadas suplementares para a terceira e quarta forte (E e F #).
A terceira tuning (ardin), também é menor e tem as principais cadeias se voltaram para um sexto e um segundo (A e D) com as cordas afinadas complementares 5 e 1 (G e C). Esta afinação se assemelha a escala menor.
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