Pular para o conteúdo principal

Biomúsica ou música bio-inspirada

biomúsica. foto de Daniele Rodrigues
A biomúsica é a vivência sensorial integrativa, o fazer musical, que se utiliza de sons e movimentos para o desenvolvimento individual e coletivo das potencialidades humanas.  
Abaixo o texto explica um pouco mais sobre esse "novo" ramo da musicoterapia.

"É uma disciplina de caráter evolutivo que atua sobre os aspectos emocional, fisiológico e energético do indivíduo, através de técnicas lúdicas, de respiração, de movimento, relaxamento e emissão de sons, elaborando e complementando processos terapêuticos.
Tem caráter "evolutivo" porque considera a cada indivíduo como um ser em constante evolução, independente da condição física ou psíquica em que se encontre. Isso determina uma atitude positiva no terapeuta e uma consequente resposta da parte do receptor. 
Falar em musicoterapia é dar um novo nome a uma ciência tão velha quanto a humanidade, já que desde a mais remota antiguidadade se atribui ao som propriedades terapêuticas.   
Como os feiticeiros faziam soar suas cabaças para espantar as enfermidade, quando tocavam o grande tambor  para que a tribo bailasse em comunhão  quando, quando o sacerdote cantava para envocar os espíritos ou quando a mãe canta para ninar o seu filho, as pessoas assobiam em seus trabalhos, ou os cantos litúrgicos que tentam induzir as pessoas a um estado de recolhimento, todos os casos citados usam a música com o propósito de fazer bem ao corpo ou à anima, ainda que não seja o ponto de partida dessa proposta.
Utilizavam o som para curar, para integrar socialmente ou para colocar-se em estado de consciência alterado. 
A diferença desses antigos métodos para os métodos contemporâneos da musicoterapia consiste em ter consciência da finalidade e dos elementos que nos podem levar a tais fins.
A musicoterapia é, basicamente, o uso do som com objetos terapêuticos. Mas com a Biomúsica (que chamamos musicoterapia evolutiva) nos propomos a explorar um campo diferente do tradicional. 
Cremos que a musicoterapia seja uma forma de ajuda válida. Mas sabemos que em certos casos é mais eficaz se complementadas com outras técnicas. 
Na Biomúsica se tenta confluir com métodos que possam servir melhor com os objetivos propostos, já que a verdadeira musicoterapia deve atuar como atua a música: envolvendo completamente a pessoa. Sabemos que a integração harmoniosa de nossa interioridade é possível. O objetivo de nossos exercícios é ajudar nesse fim, equilibrando e mantendo um bom funcionamento de toda a estrutura psico-física.
Na biomúsica nos baseamos em conceitos, exercícios e experiências diretas. Cremos que sua origem é super antiga e alguns vestígios de dita ginástica ainda se observam em diversas disciplinas que atualmente continuam seu próprio caminho.
Podemos encontrar rastros no que hoje conhecemos como Yoga, Bioenergética, Dança-terapia, Expressão corporal, Tai Chi e vários outros métodos e sistemas.
Direcionados ao triângulo Corpo-Energia-Emoção, três aspectos sobre os quais o som influi." fonte: www.biomusica.com

Por outro lado, aqui vai um artigo que trata a biomúsica a partir de outro foco, ligado à biologia:

"Durante os últimos anos, pesquisas tem revelado diferentes enfoques para introduzir a biologia na música, criando novas perspectivas e novas inspirações. A biomúsica ou música bio-inspirada representa um enfoque bem desenvolvido com fins meramente científicos e educativos. Os artistas italiano Alessandro Scali e Alessandro Chiolerio veem a biomúsica como uma tentativa de incorporar as sequências de DNA diretamente na música, transformando o DNA em notas musicais. O resultado é considerado pobre devido a falta de musicalidade e de ritmo.
O próximo passo era observar as sequências que carecem de profundidade musical. Uma representação autêntica da complexidade da proteína no código musical poderia ser utilizado para conseguir certa harmonia. Também era importante codificar a intensidade de cada nota: quanto mais próxima a dupla de aminoácidos, mais alta será a intensidade da nota musical. Vários outros fatores são analisados a fim de que uma sequência de DNA possa representar um ritmo musical." fonte: http://www.tecnoartenews.com/destacadas/biomusica-uma-compreensao-harmonica-dos-elementos-basicos-da-vida/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n

Arquivos do blog

Mostrar mais