Pular para o conteúdo principal

Coleção Djalo




A Coleção Djalo trata dos nossos tempos passados, presentes e futuros...

Aqui a Música não ressoa sobre a realidade do outro que é indiferente a mim, mas busca encontrar a realidade do outro que nos une dentro de um mesmo universo de infinitas estórias e nas mesmas lutas pela descolonização de nossos territórios, comunidades, corpos e mentes.

A COLEÇÃO DJALO é uma Tecitura Decolonial inspirada pelo Universo da Oralidade na transmissão de Saberes e Fazeres Griôs na África do Oeste e no Brasil e tem sua Linha do tempo conectada às ações de DJALO MUSICA NOMAD, complexo multicultural que realiza ações propositivas nas áreas da música, artes e educação.


Teranga
Se a música não tem fronteiras, como podemos buscar vislumbrar modos de vida pluridiversos, pautados na tolerância e respeito pelas diferenças?
.
Djalo é uma Coleção Multimídia que faz parte de um Projeto Transcultural que Conecta Redes Criativas de Experimentação e Saberes entre Griôs, Músicos, Artistas, Educadores, Produtores e Comunidades Da África, do Brasil e da Diáspora Negra.

Alegria da Família Lebou, Toubab Diallaw, Dakar, Senegal

A COLEÇÃO DJALO Transita entre a Música, o Audiovisual, a Literatura, a Dança, as Artes Plásticas e a Arte Educação, Propondo Celebrar a Riqueza e Diversidade Cultural do Transatlântiko Negro, Tendo por Inspiração Referencial Cosmologias, Formas, Timbres e Texturas de Instrumentos Musicais Ancestrais e Experimentais, como a Kora, o Balafon, as Mbiras, o Djambé, o Ngoni, o Berimbau, o Berimlata, etc., Nos Relembrando dos Intensos Movimentos de Trocas e Hibridações que Caracterizam os Caminhos da Música Através de Antigas Rotas e Territórios Afrikanos e Afro-Diaspóricos. 

A Ideia da COLEÇÃO DJALO vem sendo concebida desde 2016, quando da criação de DJALO MUSICA NOMAD e do início da parceria criativa e solidária com a LADEIRA RECORDS, através da realização de registros fonográficos e eventos culturais independentes, buscando fomentar a cena local sob o viés da afrocentricidade e do reflorestamento eco-cultural, depois dos impactos sócio culturais sofridos pela crime da mineradora, em 2015. 

Esta ideia tem seu processo intensificado a partir do encontro da compositora e musicista Mo Maiê com o grupo senegalês SOBOBADE BAND, durante residência artística realizada pela artista no povoado de pescadores Toubab Diallaw (Senegal), de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, quando foram realizadas vivências e diálogos transculturais pautados em trocas criativas e experimentações entre músicos de diferentes origens e identidades afrikanas e afro-diaspóricas.

Mounet Camará, do Grupo Percu de Tamara, Senegal/Guiné

Em 2020 a idéia da criação da Coleção amadurece e toma corpo quando Mo Maiê volta ao Oeste Afrikano para Vivenciar Profundo Mergulho no Universo dos Saberes e Fazeres Na Densa Trama Cultural do Oeste Afrikano, de Janeiro a Julho de 2020, no  Senegal e no Mali, desta vez com o Apoio Cultural do "Programa Ibermúsicas" e do "Complexo Multicultural Sobobade".

Mestre Karin Bengaly. Institut National des Arts, Bamako, Mali

Em 2020 e 2021 serão Lançados os Primeiros Benguês (Objetos Representativos) da Coleção:

- O "BÚKI BURI BÚKI BUMÁ", o "LIVRO VIVO" - uma Proposta Pedagógica Digital  Ensino de Musicalidade Africana à Distância, a partir de video-aulas com módulos temáticos, com Griôs e Artistas Africanos, Que Nasce da Parceria da Escola Nomad Diallo com o Grupo Percu de Tamará, résidente na Vila de Toubab Diallaw, Senegal, Cia. Baobá de Danças Minas Projeto Mundo Novo e Dunyaben.

- O Livro-Objeto "Transatlântica, O Livro de Areia", Obra que condensa o diário de viagem e pesquisas etnomusicais que Mo Maiê Vem publicando na Revista Eletrônica "Terreiro de Griôs" desde 2012, a Respeito das Histórias dos Instrumentos Musicais do Oeste Africano, Filosofia Africana e Relatos Orais de Estórias de Vida de Artistas e Mestres das Tradições Populares em África e Brasil.

- O Album Bambalá Bambalá, produzido a partir do Encontro de Mo Maiê com Sobobade Band, registrado entre Janeiro e Março de 2020 em Dakar.

- Criação de um Catálogo com Artistas de Minas, Bahia e África das áreas da Musica, Artes Plásticas, Arte Educação, Literatura.

- Podcasts com Paisagens Sonoras e Temas de Compositorxs e Músicos do Brasil, Mali, Angola, Sénégal, Guinée, África do Sul, Moçambique, França e Estados Unidos, Com a proposta de reunir artistas e pesquisadores de Diferentes origens que Trabalham a raíz da musicalidade Africana e Afrodescendente. 

Os temas selecionados para estes álbuns transitam entre a world music, entre paisagens sonoras que conectam a musicalidade da Áfrika do Oeste e da Áfrika Bantu com a Música Brasileira e o Jazz - uma verdadeira colcha de retalhos de sonoridades, ritmos, línguas e sotaques.


Issa e Bintou Kolibaly, Bamako, Mali
                                     
Propõe também reaproximar realidades culturais que possuem raízes ancestrais comuns, para além do plano musical, expandindo suas potências/benefícios para o âmbito Sócio-Cultural-Educacional, a reverberar tanto em terras latino-americanas quanto afrikanas.

De Minas, Da Bahia, Ao Senegal, Mali, Guiné, Da Angola Ao Moçambique Ao Pernambuco À Itacaré As Estórias Cantadas Aqui Vão Conduzindo Esta Linha Do Tempo, Entre O Garimpo, A Música, A Palavra ... Travessias Muito Antigas De Contrabandos, Ecocídios, Genocídios … Do Ouro, Da Pessoa, Do Minério, Do ALumínio. A Música É Canto de Redenção.

Estudio de Lamine Diallo, Bamako

.

Aqui Alguns Parceiros Fundamentais Para a Produção da Coleção Djalo:


Djalo Música Nomad https://www.instagram.com/djalo.nomad.music/

LabAUdio Na Passagem https://www.instagram.com/labaudio.napassagem/

Selo Ladeira Records https://www.instagram.com/ladeirarecords/

LabAudio na Passagem https://www.instagram.com/labaudio.napassagem

Companhia Baobá https://www.youtube.com/user/CiaBaoba

Júnia Bertolino  https://www.facebook.com/CiaBaobaMinas/

Coletivo Minas da Voz  https://www.facebook.com/minasdavoz

Escola Samba Preto Jazz https://sambapreto.blogspot.com/

Mina Du Veloso https://www.instagram.com/minaduveloso/ 

Coletivo JACA https://www.instagram.com/jacanoinsta/

Muzieka Mutantti https://soundcloud.com/muziekmutantti

Estúdio de Lamine Diallo (Bamako/Mali) https://www.facebook.com/lamine.waraba

INA (Instituto Nacional das Artes de Bamako, Mali)

https://www.wikiwand.com/fr/Institut_national_des_arts_de_Bamako

Studio Wizard Musik (Yene, Senegal)

Ubuntu Africanias https://www.facebook.com/ubuntuafricanias/

.


Estes são alguns dos artistas convidados que farão parte do Catálogo da Rede Transatlântika, buscando gerar pontos de conectividade. Também farão parte Dos Podcasts do Programa Djalo Música Nomad, desenvolvidos com o Start Up Muzieka Mutantti (Salvador, BA) e a Rádio Plural (TV UFOP/OP):


No Amapá: Filnéias (Macapá)


Em Minas Gerais: Cássia Silva (Ouro Branco), Congado Nossa Senhora do Rosário da Barroca (Mariana), Congado de Nossa Senhora das Graças (Ouro Preto),  Cor de Fubá (Ouro Preto), Duo Primata (BH/RJ),  Folia do Divino de Paraguassu (Mariana), Grupo A Bença Valentim (Mariana),  Jaques Cigarra (Mariana), Johnny Herno (Santa Luzia), Letícia Afonso (OP), Mc Jaíne  (Ouro Preto), Mestre Jonas (In Memorian), Mo Maiê (Mariana), Pedro Vieira (Mariana), Silvia Gomes (Ouro Preto), Simone (Mariana), Thaiz Cantasini (Ouro Preto), Ticopercuteria (Mariana), Tuca Costa e Vira Saia (Ouro Preto) Victor Gomes (Mariana), Leandro César (Igarapé, Minas), Zacca (Ouro Preto).

 

Na Bahia: Ailson o Homem Negro (SSA), Aline Lobo (SSA), Duo BAVI (SSA), Dona Dalva do Samba (Cachoeira),  Ed Brass Brasil (SSA), Liz Novais (SSA), Vanessa Melo, Ubuntu Africanias (SSA) Vagné (Salvador), Xauim (SSA)

Em São Paulo: Timbiraçu (SP) e Ohoroya


Na Áfrika:

  • Áfrika do Sul: Sisonkepapu, UMntana Wexhwele, Sam Seth Camafeu  

  • Angola: Cabuenha e Irina Vasconcelos

  • Gana: Agorsor (ACCRA)

  • Senegal: Anais Zero, ArtistFa, Babady, Falsower et 23 3, Mousseke Le Polivalent, Victor Fall, Wicked Salam 

  • Mali: Afrokhaso, Diango Diabaté, Karin Bengaly, Lamine Diarra, Maralinke

  • Moçambique: May Mbira (Maputo), Mbalango Mbalango (Maputo)



                                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n