Pular para o conteúdo principal

SobreTerreiro De Griôs

TERREIRO DE GRIÔS é uma revista eletrônica que vem se especializando em música, oralidade, arte contemporânea, cultura popular, estória e cosmopercepções afrobrasileiras e afrikanas, através de pesquisa e publicação de reportagens, coberturas de eventos, artigos, releases e conteúdos em formato textual e audiovisual.

Visamos promover o diálogo transcultural entre músicos, artistas, educadorxs, pesquisadorxs, tradicionalistas e comunidades.

Trabalhamos com foco no livre acesso a conteúdos, preservação, divulgação, empoderamento de agentes e manifestações culturais da diáspora do transatlântico afro-ameríndio, a partir da produção de nossos conteúdos editoriais, buscando informar, visibilizar e potencializar a voz da população feminina, originária, negra, lgbtq1+ e atingida.

A Revista TERREIRO DE GRIÔS foi criada em Salvador da Bahia, em 2012, pela artista e pesquisadora mineira Mo Maie, e busca visibilizar e potencializar a voz de comunidades e populações periféricas, afrikanas e afrodiásporicas, vislumbrando nutrir redes de criatividade e economia solidária ao redor do mundo.

Com o tempo, a revista TERREIRO DE GRIÔS deu origem a um selo editorial que recebeu este mesmo nome e hoje conta com diversas publicações, como o livreto de cordel “As 7 Cores do Universo”, o Livro Artesanal “Carimbos e Abayomis”, “Retalhos”, com os títulos fonográficos “Contos dos Orixás”, em parceria com o coletivo VIRA SAIA, coordenado pelo músico Tuca Costa; a plataforma criativa DJALO NOMAD MUSIC e a série ÁRVORES – MEMÓRIAS E REFLORESTAMENTOS – com os títulos “Transatlântika, o livro de areia” e “Tempo, o livro das árvores”, E-Books produzidos e lançados em 2021, em parceria com a Andarilha Edições, uma Editora de Livros Artesanais, do Recôncavo Baiano, coordenada por Deisiane Barbosa /https://www.instagram.com/andarilhaedicoes/

Em 2020, TERREIRO DE GRIÔS participou da organização de acervo, criação e publicação da COLEÇÃO DJALO.

Em 2018 publicou uma série de PODCASTS, em formato de programa de radio, em parceria com a Radio UFOP, Web Radio Plural (Ouro Preto, MG), Muziek Mutantti (Salvador, Bahia) e a plataforma Djalo Musica Nomad, um amplo projeto de comunicação, pesquisa, experimentação e arte educação, com ênfase em música afrikana e afroameríndia, baseada entre Mariana (Minas Gerais), a Ilha de Itaparica (Bahia) e o Oeste de Áfrika.

Em 2016, TERREIRO DE GRIÔS participou da Feira de Impressos Paraguassu em Salvador e Cachoeira, com o trabalho de livro artesanal de “Adinkras e bonecas Abayomis”.

https://www.instagram.com/djalo.nomad.music/

https://colecaodjalo.contactin.bio/

https://www.instagram.com/colecao.djalo/


Lista de selecionados para a Feira de Impressos Paraguassu 2017 (Salvador, Bahia)

O selo Terreiro de Griôs hoje conta com a publicação impressa "As 7 Cores do Universo" e com os títulos fonográficos "Contos dos Orixás", "Coletânea Mo Maiê" e "Coletânea Minas da Voz".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n