Walèmbwa leia kalèndi bakula ntoko za môyo ngâtu za buta mu zola ko. “Quem jamais cuidar de um bebê” – diz um provérbio Kôngo, “nunca entenderá a beleza da vida nem a de educar com amor”.
Nessa lua cheia de julho vai dançar a SALA VERDE KINDEZI com o BOI TUTU MARAMBÁ na comunidade de Barra Grande, na Ilha de Itaparica.
![]() |
Kindezi: Arte Kôngo de Cuidar de Crianças |
A Sala Verde Kindezi nasce no bairro da Mata dos Leões.
Além do auto do boi, vamos ter roda de conversa sobre KINDEZI (a arte bakongo de cuidar de crianças) com plantio de sementes de cabaça, pra futura produção de berimbaus e instrumentos ancestrais afroameríndios. Quem vai nos ensinar a plantar vai ser Lourdes Santiago e Celine Ruggeri Lima , moradora da comunidade de Barra Grande.
Se vier para acampar, traga sua barraca.
A comida será feita entre todos, então traga sua colaboração. Não se esqueça da água, frutas e repelente.
Para participar do evento, a contribuição é voluntária.
Cuidado com o lixo, com os animais nativos e com a natureza.
Bahia mãe terra precisa de mãos fortes para lhe cuidar. Foram muitos anos de exploração já.
Programação:::
08.07. ::: Na tarde de sábado
PLANTIO DE SEMENTES com Lourdes Santiago e Celine Ruggeri Limacom TAMBORES
ENSAIO E CRIAÇÃO DE FIGURINOS para o auto de TUTÚ MARAMBÁ. colaboração do músico Zezinho Molinari
09.07. ::: Domingo
RODA DE CONVERSA sobre a pedagogia KINDEZI (A arte Bakongo de cuidar de crianças)
APRESENTAÇÃO do auto de TUTÚ MARAMBÁ
RODA DE CAPOEIRA
A SALA VERDE é um universo de criação e pensamento
onde trabalhamos buscando unir ecologia, artes, capoeira, permacultura, cultura popular para atuar como centro de formação para a comunidade de barra grande, da ilha de itaparica e do mundo.
Essa sala verde está nascendo agora. Estamos na busca de potencializar o melhor das pessoas ao nosso redor, em harmonia com a natureza da ilha e para criarmos um lugar que gera nossa formação e de nossos filhos para os filhos de seus filhos.
Estamos começando os estudos sobre a pedagogia KINDEZI, que QUE SE TRATA DA ARTE DE CUIDAR DE CRIANÇAS, BASEADA NA FILOSOFIA DOS ANTIGOS POVOS BANTUS.
Como poderemos trazer essa pedagogia de ensino para a comunidade e trabalhar seus fundamentos? Vamos aprendendo pelo caminho.
Outra coisa importante de dizer é que trabalhamos em parceria com o Movimento Mulheres do Mar, da comunidade de Barra Grande, que é um movimento de capoeira e gênero, coordenado por CM Brisa Do Mar e Ale Matt .
BASES PEDAGÓGICAS: ARTE, CAPOEIRA, SAÚDE POPULAR, CULINÁRIA, PERMACULTURA, KINDEZI, CULTURA POPULAR, MARCENARIA, COSMÉTICA NATURAL
KINDEZI,
Walèmbwa leia kalèndi bakula ntoko za môyo ngâtu za buta mu zola ko. “Quem jamais cuidar de um bebê” – diz um provérbio Kôngo, “nunca entenderá a beleza da vida nem a de educar com amor”.
Comentários
Postar um comentário