Pular para o conteúdo principal

De onde eram os africanos escravizados que vieram para o Brasil? (Parte II: A contribuição Bantú)

Itaparica/Salvador (BA), março/junho de 2017


                                           


O tráfico de escravizados no transatlântico foi “o maior deslocamento forçado de pessoas a longa distancia na história da humanidade. Foi o maior demancial demográfico para o repovoamento das Américas após o colapso da população ameríndia. Cerca de quatro entre cada cinco mulheres que atravessaram o Atlântico vinham da África.” (ELSTIS, David apud MALANDRINO, 2009)

Há três anos atrás escrevi um pequeno texto sobre a origem dos africanos escravizados que vieram para o Brasil. Notando o crescente interesse da comunidade brasileira pelo tema, percebi a necessidade de um aprofundamento nesta pesquisa. Então decidi escrever, aos poucos, novos textos, dando continuidade à busca por respostas a esta pergunta que tanto me provoca, tendo em vista aprofundar nas informações sobre os povos originários e sua relação com os fluxos da diáspora e do povoamento das Américas, mais especificamente, do Brasil.

Esta temática deve ser pesquisada, discutida, esclarecida, porque apenas conhecendo nossas raízes ancestrais e assumindo a importância, tanto dos africanos quanto dos afro-descendentes na elaboração da ordem sócio-cultural brasileira, é que conseguiremos romper com padrões e códigos coloniais que nos separaram em estratos sociais, impedindo que haja uma real igualdade sócio-racial em nosso país.

As violentas heranças da colonização dificultaram o amadurecimento dos processos sociais e políticos (contaminados pela corrupção), tanto nos territórios americanos invadidos, quanto na África.

Imagine o impacto causado pela comercialização de escravizados nas tribos africanas, no período de intenso tráfico negreiro! A África até hoje não se recuperou dos prejuízos humanos, naturais, culturais e sociais deste período histórico.

De onde vieram os africanos que saíram de África para trabalhar forçadamente nas Américas?

É uma pergunta que nos leva a territórios belíssimos, povoados por pessoas com alto nível de humanidade, cultura e tecnologia ancestral.



Neste artigo vamos falar do povo Bantu, já que o Kongo, junto com outros estados do centro-oeste africano, tornou-se a região da África em que os europeus obtiveram a maioria dos escravizados que cruzaram o Atlântico para trabalhar nas plantações, nas construções urbanas e minas das Américas durante os três séculos e meio do tráfico negreiro, do século XVI ao século XIX.

 “O tráfico de escravos interferiu negativamente no sistema social angolano, rompendo com o padrão de vida bantú e com seu sistema tradicional de entendimento do mundo: “Criada e desenvolvida como um complemento econômico do Brasil, a principal função do Ndongo, ou seja, o fornecimento de seres humanos à colônia brasileira, violentou a forma interna de sujeição e servidão, que fora caracterizada como escravidão pelos europeus”. (GLASGOW 1985:48 apud MALANDRINO, 2009)

Os portugueses invadiram e passaram a controlar territórios costeiros de Angola (como o Porto de Luanda e o Porto de Benguela), território em que na era do tráfico transatlântico, foi de onde mais saíram - forçados - africanos para o Brasil.

Para David Eltis, “durante quatro séculos, desde meados do século XV até 1867, os europeus não estavam preparados para escravizar-se mutuamente, mas estavam dispostos a comprar africanos e a mantê-los escravizados, a eles e seus descendentes. Levando-se em consideração que a “África” praticamente não existia para os africanos enquanto conceito em qualquer sentido antes do século XIX, a maioria das pessoas que viviam no subcontinente ao sul do Saara (como na Europa) estavam dispostas a escravizar outras de sociedades adjacentes ou distantes”. (ELTIS, 2007)

Se é certo a colocação de David Eltis de que não havia um consenso geral por parte dos africanos sobre o seu pertencimento a um mesmo continente, por outro lado a história tem provas de que existiram na África grandes reinados ou impérios, desde os tempos mais remotos. Um dos maiores destes Reinos chamou-se Reino Bakongo. Isto nos interessa, porque é este o reinado do povo Bantú e do povo Kongo.

Para pensarmos sobre a África, é fundamental termos em conta sua enorme diversidade étnica, resultado de inúmeras mesclas que aconteceram no decorrer da história da formação social deste continente, sempre marcado por constante fluxos de migração.

Fu Ki.Au, pensador congolês, nos diz que “remontando ao segundo milênio A.C., lentamente aconteceram ondas migratórias de comunidades Bantu saindo do sul da região do Rio Benue, na Nigéria, em direção ao sul, para a floresta equatorial do centro-oeste africano e proximidades, processo que fez com que a maioria dos africanos que vivem na região ao sul do equador viessem a falar uma ou mais das 400 línguas relacionadas ao Bantu”.

Por volta do século XIII ao século XV, nos tempos do auge do Reino do Kongo, em que os bakongos desenvolveram tecnologias altamente avançadas para trabalhar o ferro, complexos sistemas de troca, cultura agrária e instituições políticas, os europeus foram adentrando-se em seu território e, pouco a pouco, passaram a impor suas crenças religiosas, explorar seus bens naturais, realizar repressões ideológicas, culminando no declínio deste império que, fragmentado, originou três estados “controlados por portugueses, belgas e franceses, de 1880 até a independência nos anos 60 e 70 do século XX, quando os territórios coloniais se tornaram as nações modernas de Angola, Zaire e República do Congo, respectivamente”. (FU KI.AU, Ntangu, Tandu, Kolo: o conceito bantu-kongo do tempo)

A primeira viagem negreira  da África para as Américas provavelmente ocorreu em 1526. Do lado africano, a grande maioria das pessoas envolvidas nos primeiros tempos do tráfico de escravizados vinham da costa da Alta Guiné, tendo passado inicialmente pelas feitorias portuguesas na Mauritânia e mais tarde nas ilhas de Cabo Verde. No entanto, a viagem de 1526 partiu de outra grande feitoria portuguesa na África Ocidental — São Tomé, no golfo de Biafra — embora seja quase certo que os escravos eram provenientes do Kongo.

O tráfico de escravizados para o Brasil, que acabou sendo responsável por cerca de 40% do comércio negreiro, teve início em torno de 1560. O açúcar impulsionou esse tráfico, à medida que os africanos foram substituindo a força de trabalho indígena utilizada nos primeiros engenhos de açúcar, entre 1560 e 1620. Quando os holandeses invadiram o Brasil em 1630, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro estavam fornecendo quase todo o açúcar consumido na Europa, e quase todos os escravos que o produziam eram africanos. (ELTIS, 2007).

No final do século XVII, as descobertas de ouro, primeiro em Minas Gerais e mais tarde em Goiás e em outras partes do Brasil, deram início a uma transformação no tráfico de escravizados, que provocou uma expansão ainda maior desse comércio.

Na África, além de Angola, os golfos de Benim e Biafra tornaram-se grandes fontes de abastecimento e a eles se uniram mais tarde as zonas mais marginais de Serra Leoa, Costa do Barlavento e sudeste da África.

Se formos parar para pensar que o principal grupo linguístico da África que influenciou a criação da língua brasileira foi o “BANTU” (da família linguística Níger-Congo), consequentemente, devemos reconhecer intensa presença de africanos Bantu na formação do povo brasileiro.

A partir dos intensos fluxos da diáspora negra, o destino do Kongo e do “Novo Mundo” se entrelaçaram pelos próximos séculos.

“Os grupos de tradição bantú chegaram muito precocemente ao Brasil, sendo que vários aspectos de sua tradição foram assimilados, ressignificados e naturalizados dentro da cultura brasileira. A tradição bantú possui uma lógica popular, mas trás em si muitas especificidades. Nesse sentido, lembrar que durante a escravidão, entre 1690 e 1850, os portos angolanos e os portos da Costa de Mina foram os fornecedores de escravizados para o Brasil”. (MALANDRINO, 2010)

No entanto, ainda que tenham sido dos primeiros africanos a chegarem no Brasil e dos mais numerosos a virem para cá ao longo da história da diáspora Africana, pouco se fala sobre a importância da contribuição dos Bantú para a criação da identidade do povo brasileiro, seja na criação de nosso vocabulário, da música popular, da capoeira, das manifestações religiosas, das técnicas mineradoras, da culinária ...

A África Centro Ocidental foi “a grande área fornecedora de escravizados, não só nas incursões juntos aos povos do litoral, mas também em cidades localizadas ao longo da costa. (…)  Portanto, entre os séculos XVI ao XIX, foi em torno do tráfico de escravos que se deu a relação entre os africanos, com destaque para os angolanos, e os europeus, com destaque para os portugueses. Cabe notar que esse contato foi regido por relações desiguais de poder.” (MALANDRINO, 2009)

O tráfico negreiro passou a ser uma das atividades estruturais de alguns territórios africanos, dentre estes, Angola e Kongo, e passou a ser aceito socialmente, abalando profundamente os indivíduos e a sociedade bakonga, no geral.

Com a sociedade desestabilizada e enfraquecida, de onde foram arrancados as pessoas mais fortes e os maiores mestres e conhecedores dos mistérios de sua filosofia e cultura, as famílias Bantú foram destruídas e seus membros separados uns dos outros, rompendo a ordem natural dos ciclos vitais deste povo, para o qual a “vida só existe pela e na comunidade.” (MALANDRINO, 2009)

Em uma palestra realizada em 1997 em Salvador, o pensador congolês Fu Ki-Au nos fala:

 “Mais de 40% dos escravos trazidos para as Américas vieram desta região em particular (Kongo). É bem infeliz para nós, porque o mercado de escravos destruiu totalmente este reino. Os maiores Mestres que existiam nesse reino foram levados. Todos os jovens entre 15 e 25 anos também foram levados e o pior: quando eles chegaram no Novo Mundo, por causa do tratamento que eles receberam, esses Mestres… todos esses Mestres que tinham esse conhecimento, tiveram que morrer. Eles morreram durante a travessia do Atlântico: quando chegaram na terra foram submetidos a trabalhos forçados, e os que não queriam se submeter, tiveram que lutar. E como eles não tinham armas, como os senhores, eles começaram a se organizar de maneira secreta. Nessa medida eles começaram a entender os poderes que eles tinham adquirido na África. E a capoeira nasceu no Brasil”. (FU Kiau, 1997)

O ser humano trás dentro de si enorme capacidade de regeneração e superação.  E assim, é da destruição de todo um império que nascem novas formas e manifestações de cultura, arte e práticas sociais no novo mundo.

O povo bantú se relaciona com a morte e com os ciclos do tempo e da vida de uma maneira muito particular. A morte não é um fim, é uma passagem para um recomeço. A diáspora transatlântica possibilitou a ressignificação de manifestações, crenças, simbolismos, filosofia e culinária africana. De uma experiencia de morte, a recriação da vida. Como a capoeira, por exemplo, que nasce dessa necessidade de sobrevivência tanto física, quanto espiritual do africano, afastado de sua origem forçadamente.
                  
O resultado da história traçada pela colonização/escravidão é a herança do povo brasileiro - sua balança humanitária sempre em desequilíbrio. É a falta de representatividade negra nos principais cargos políticos do país; altos índices de violência contra a mulher negra; altos índices de morte do povo negro; a presença majoritária nas prisões brasileiras; a falta de representatividade do negro na mídia e o uso de sua imagem como estereótipos, em frente a valores "embranquecedores" presentes nesta sociedade, onde até os dias de hoje o negro encontra-se à margem. À margem. Em estados liminares. Em estados que ainda não foram compreendidos. Mas que começam a ser questionados. O tempo e o mundo se movimentam e temos que nos movimentar com eles ou estagnamos o fluxo da vida, tanto em aspecto individual quanto em sentido do coletivo.



Mo Maiê,

Itaparica/Salvador (BA), março/junho de 2017


FONTES:

BEHRENDT, Stephen D. Sazonalidade no tráfico de escravos transatlántico. 2008.

ELTIS, David. Um breve resumo do tráfico transatlântico de escravos (Emory University). 2007.

FU KI.AU, Bunseki. Ntangu, Tandu, Kolo: o conceito bantu-kongo do tempo.

FU KI.AU, Bunseki. Palestra realizada no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA ANGOLA Fundação Internacional de Capoeira Angola - FICA em Salvador (1997)
GLASGOW, R. A. 1985 Nzinga: resistência africana à investida do colonialismo português em Angola. 1582-1663.

MALANDRINO, Brígida Carla. Espaços de Hibridações e de Diálogos Culturais: O Caso Bantú, Revista de Estudos da Religião. 2009.

MALANDRINO, Brígida Carla. “Há sempre confiança de se estar ligado a alguém”: dimensões utópicas das expressões da religiosidade bantú no Brasil. PUC SP, 2010.


http://linguaportuguesabyrogeriomarques.blogspot.com.br/2008/11/influncia-das-lnguas-africanas-no.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n

Arquivos do blog

Mostrar mais