Pular para o conteúdo principal

Susana Isunza e a Alquimia da Dança

A primeira experiência da oficina/laboratório "Corpo, Cantos e Ritmos Afrobrasileiros" que há algum tempo estou desenvolvendo aconteceu em 2016, na Asociación Cultural Ollin Kaos, em Barcelona (Espanha), à convite da artista Susana Isunza, dançarina e pesquisadora mexicana que vive há anos em Barcelona, onde desenvolve atividades variadas de experimentação através da dança e demais artes. Conhecer e re-conhecer um verdadeiro mestre é um momento de extrema importância na vida de qualquer um. Foi assim que me senti quando pude conviver ainda que brevemente com esta mulher. Nosso encontro me deixou marcas profundas que pouco a pouco vão se estravasar através de processos de criação.

Susana Isunza e a Danza Alkimia
Susana é uma artista multimídia super interessante. Uma Mestra dos Saberes Tradicionais mexicanos com bastante influência contemporânea, sua arte se abre para a universalidade. 

No link abaixo, você pode conhecer a página de Ollin Kaos:

http://www.ollinkaos.org/

E aqui te convido a conhecer um pouco da biografia desta mulher, que tornou-se uma grande inspiração para minha vida.

Susana Isunza e a Danza Alkimia

::: S U S A N A     I S U N Z A
Nacida na cidade do México, formada na Escola Nacional de Dança Contemporânea do Instituto de Belas Artes da cidade do México, Espaço da Alba, Ballet teatro do Espaço, entre outras.
Fundadora da Companhia de Danza Encuentros "Quinto Sol", com quem consegue o V Prêmio Nacional de Dança INBA-UAM 1987, com a coreografia "A Cena", ao lado de Juan J. Islas.
Fundadora do grupo independente de Danza Contemporánea Germinal com a proposta que integra dança, pintura e poesia. Nesta associação participa como diretora, coreógrafa e bailarina.
Desde 1984 facilita classes de dança contemporânea em diversos lugares da cidade do México. Criadora do projeto "Triadanza", com o qual se apresenta como solista en festivais e cenários do país. Com propostas que integram a dança e o manejo de elementos como tecidos de grandes dimensões e a pintura corporal.
Se integra à contínua tradição Tezkatlipoca com Ehekateotl Kuautlinchen. 
Tezkatlipocayotl (Tezkatlipoca - divindade -  que á a dualidade de Qetzalcoatl) é um ramo da mexicanidade, que difunde a história e a cultura pré-hispânica de rumo Norte Tradição da Consciência da Morte, da cor negra e espelho fumegante, que nos mostra como somos. Esta agrupação vem de uma tradição oral e também se baseia em seus próprios estudos antropolígicos e etnológicos. Aqui aprender as práticas da cosmogonia Nahuatl )Nawi Olli Teotl), sua integração e marcas na cultura atual do país. Nesta organização participa ativamente por alguns anos e se nutre en reencontro de suas raízes culturais para integrá-las na práxis da dança.
Trabalha com as comunidade Mazahuas e Otomíes da família Pame, no estado do México, com as cooperativas de mulheres MAzahuas e participa dos grupos de dança tradicional azteca, danças guerreiras e de fertilidade. Nestes tempos passa a ser guardião do fogo sagrado nos círculos de dança.
Bolsista do Fundo Nacional de Cultura e Artes através do projeto Mazahua, em 1994/95 e em 2000/2001 recebe novamente a Bolsa de Criadores com Trajetória pela coreografia "Kosmo-danza... Os rostos do Herói", um sólo que compõe e interpreta.
Desde 2002 que a artista vive em Barcelona, onde realiza o mestrado "Terapias por movimento e dança", na Universiade de Barcelona.
Nesta cidade trabalha integrando sua experiência docente e de formação em dança na criação de um método próprio de formação. Alquimia do corpo é esse método, que sintetiza e integra sua experiência em dança.
Paralelamente, trabalha na expressão plástica, como pintora auto-didata, sendo o universo das artes plásticas o mundo onde explora e expressa uma intenalização de corpos gravados na memória gestual-expressiva. Elementos que vêm de sua formação de dançarina, integradas às experiências oníricas que tocam de alguma maneira a imagem surrealista na memória que lhe conecta com sua origem.

Em sua formação, teve vários professores que deixaram marcas profundas em sua carreira, como Xavier Francis, Bodyl Henkel, Mirtha Blostein, Carlo Grandi, Victoria Camero, Socorro Bastida, Miguel Angel Palmeros, Orlando Scheker, etc. 

Participou de cursos que marcaram sua vida artística com professores como Eugenio Barba, Roberta Carreri do Odin Teatro da Dinamarca. Sobre dança teatro na "História da dança do teatro alemão", com a Dra. Hedwing Müller. No "Treinamento de dança e teatro" e "Oficina coreográfica com Heide Tegeder" (ex solista da Companhia Pina Bausch). 

Entre 1992 e 93, viaja para La Habana para participar de cursos de especialização no método cubano na Escola de Dança Contemporânea Cuba Danza.

Em Barcelona, durante o mestrado de terapias por movimento e dança é importante a experiência de aprendizado ao lado de pessoas como a doutora Wengrower Gutkouski e Mrs. Sharon Chaiklin. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n

Arquivos do blog

Mostrar mais