Pular para o conteúdo principal

Sonora Inconfidentes: A Revolução Virá pelo Ventre!

Sonora Inconfidentes: de 5 a 7 de agosto
                                           
Com o mote “a revolução virá pelo ventre!”, compositoras e produtoras se reúnem no Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras.  O festival nasceu do anseio de reafirmar a posição da mulher não só como cantora, mas também compositora e criadora dentro da música no cenário planetário.

Sonora Inconfidentes, segundo dia
O evento, que já acontece em 19 cidades da América Latina e Europa, englobando cinco países, chega ao coração das Minas Gerais no começo de agosto.

Serão três intensos dias de programação acompanhando o fluxo das águas que descem de Ouro Preto para Mariana, relembrando que é um evento totalmente independente, ou seja: não conta com o subsídio do governo para acontecer. As entradas para os shows serão realizadas no esquema “Pague Quanto Puder”, estimulando a presença do público, horizontalizando o acesso às artes:

Sonora Inconfidentes
                                                 

Dia 5 de Agosto na Mina Du Veloso (Ouro Preto). A partir das 19h.
R. Levindo Inácio André, 180 - São Cristóvão, Ouro Preto – MG

Dia 6 de Agosto no Teatro do Dragão (Passagem): A partir das 16h.
Rua Dom Veloso, 131- PassagemMariana, MG

Dia 6 de Agosto no Sagarana Café Teatro (Mariana)
R. Cônego Amando, 286 - São José, Mariana - MG

Os shows serão sólos ou realizados por duplas de compositoras, criando interações únicas e intimistas entre o universo de criação das compositoras e um músico convidados.

Na programação dos shows, quinze compositoras da América Latina, unindo diferentes linhagens musicais em ambientes sinestésicos e intimistas:

Ana Luisa Barral , Andrea Del Valle Bazán , Bárbara Leite , Cássia Silva , Claudia Manzo , Danni Ribeiro , Deh Mussulini , Karine Campos , Luiza Gaião , Mari Blue,  Jaine Souza, Mo Maiê , Pamelli Marafon , Simone Moraes e Thaiz Cantasini.

Entre nossos apoiadores e parceiros estão: Naty Torres Fotografia, Cultura em Revista, Sagarana Café Teatro, Mina Du Veloso, Teatro do Dragão, Valentim Soluções e Rádio Plural.

PROGRAMAÇÃO SONORA INCONFIDENTES

05/08/2016 - SEXTA-FEIRA – MINA DU VELOSO - OURO PRETO
Claudia Manzo & MC Jaine Souza
Andrea Del Valle Bazán & Luiza Gaião
Pamelli Marafon & Mo Maiê
06/08/2016 - SÁBADO - TEATRO DO DRAGÃO - PASSAGEM
16:00 ÀS 17:30::: RODA DE DEBATE
17:30 ÀS 19:00::: CÍRCULO DE CRIADORAS BAZAR MUSICAL (ESPAÇO AB ERTO PARA TROCAS, VENDAS, DIÁLOGO, EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS AUTORAIS, ETC.)
19:00 ÀS 23:00: SHOWS COMPOSITORAS
Bárbara Leite
Cássia Silva & Simone Moraes
Mari Blue & Danni Ribeiro

07/08/2016 (DOMINGO) - SAGARANA - MARIANA
Karine Campos
Ana Luisa Barral & Deh Mussulini
Thaiz Cantasini 

JAM SONORA

? Para maiores informações: sonorainconfidentes@gmail.com
Ou (71) 99244 7639


Aqui um pouco da trajetória musical das compositoras e links para seus trabalhos:


Andrea Del Valle Bazán ( https://soundcloud.com/user741583350 ) violonista, cantora e compositora é natural de Buenos Aires, Argentina. Reside em Ouro Preto e região desde 2009, onde desenvolve sua carreira solista, divulgando a música popular argentina e latino americana através da criação de canções de raiz folclórica e da interpretação de músicas tradicionais.
Participa de “Minas da voz”, coletivo de mulheres compositoras.
Realizou o show “Tocamos Latino America” junto a Aldana Bello, Solana Biderman e Nayla Beltrán (Argentina) e Amaranta Pérez (Venezuela) no Sagarana Café-Teatro.
Em janeiro de 2015 fez uma turnê por Buenos Aires, Tucumán e Catamarca (Argentina). Em 2014 apresentou-se em Ouro Preto com as artistas argentinas Susy Shock e Sole Penelas, com quem compartilha eventualmente o palco em ambos países.
No Brasil, realiza shows de violão e voz em diferentes locais. Em 2012 realizou o show
“Cancioneiro latino americano” com o violonista e cantor Daniel Torquete, no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, no Teatro SESI, em Mariana.
Participou como violonista no Grupo Peripatéticos de teatro de rua, na peça “Em um lugar de La Mancha” adaptação do livro O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.
Em 2010 produz o espetáculo “Sementes” na Casa da Ópera de Ouro Preto, apresentando composições próprias e compartilhando com os artistas brasileiros Geraldo Pessoa, Vira Saia e Cor de Fubá e as argentinas Aldana Bello e Solana Biderman.
Junto ao bandoneonista argentino-mineiro Rufo Herrera, realizou “Música argentina: Tributos” homenagem a poetas e compositores argentinos, no 4º Verão Arte Contemporânea, no Teatro Marília em Belo Horizonte, e no Festival de Inverno da UFMG, Diamantina, Minas Gerais.



Ana Luisa Barral ( https://soundcloud.com/ana-luisa-barral/) é Licenciada em Música pela UFBA, mineira de batismo e baiana de coração, participou de diversos projetos musicais como instrumentista, compositora, cantora e arranjadora. Desde 2007 atua como arte-educadora e contadora de histórias, tendo trabalhado em diversas escolas e projetos sociais, com ênfase na primeira infância. É idealizadora e realizadora do Sonora (2013-2014), projeto que visava ocupar o Mirante dos Aflitos com intervenções artísticas. Ainda em 2014 laçou seu primeiro EP ICTUS, e durante o mês de julho realizou residência artística no festival Basilicata Tour, em quatro cidades da Itália. Em 2015 idealizou o ECOA - Encontro de Compositoras, É uma das produtoras responsáveis pelo Ponta de Areia – Mostra de Compositores, que promoveu intercâmbio de compositores mineiros e baianos. É uma das fundadoras do Som das Binha, Ciranda Sonora formada por mulheres. Paralelamente está gravando seu primeiro CD Solo, intitulado DOÇURA.

Formada em Música/ Violão pela UFOP, Bárbara Leite mostra em suas canções uma harmonia bem elaborada e uma técnica de mão direita muito particular que caracteriza seu estilo e faz do violão o guia de seu trabalho. Mineira, da cidade de Santa Bárbara, a jovem musicista teve sua iniciação musical aos nove anos de idade. Em 1997, aos 14 anos, começou seus estudos de guitarra elétrica como autodidata. Em 2010, lançou seu primeiro disco independente “Bárbara Leite”, esbanjando versatilidade e muito bom gosto em canções que misturam ritmos regionais brasileiros, samba, soul music e rock. Seu CD mais recente, “Quem” lançado pela gravadora Kuarup, em 2013, tem sido muito bem aceito pelo público e pela crítica especializada. Desde o seu lançamento o disco tem sido comentado e elogiado por sua qualidade. Prova disso foi sua pré-seleção para concorrer ao Prêmio da Música Brasileira. Bárbara, que já se apresentou em diversas mostras, festivais e eventos importantes, tem trabalhado bastante na divulgação de sua música pelo país e atualmente está preparando o repertório que irá compor seu terceiro Cd, que já conta com parceiros de composição como Capinan e Chico Lobo.


Cássia da Conceição Silva ( 
https://soundcloud.com/c-ssia-silva-3 ) é arte educadora, compositora, produtora e musicista atuante no cenário cultural das cidades mineiras de Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e região. Graduou-se em Música pela UFOP. Atua em projetos formatados em duplas, trios e bandas. Dentre estes, possui um show intitulado “De pai para filha”, onde ela canta e toca violão, acompanhada pelo seu pai, o compositor e cantor Clever Bambú. É vocalista da banda “Acácia” desde 2011, e em 2013 atuou como vocalista e instrumentista no grupo “Trio Brasileiro”. Atua como vocalista e triangulista no “Trio Forrófiá”, um trio de forró tradicional. Como cantora e instrumentista participou dos espetáculos “Margaridas” e “Tanavêia”, dirigido pela pedagoga e contadora de histórias Márcia Regina na Casa da Ópera da cidade de Sabará, em 2013, participou do grupo cênico musical “Mulheres em chamas”, em 2012 e 2013 fez intervenções artísticas com a “Cia trem que pula” de Ouro Preto, e em 2014 participou e produziu o show “Trajetória” no Teatro SESI – Mariana dentre muitas outras ações. Faz parte do Projeto de Compositores idealizado e produzido pela cantora Dona Jandira, onde sua música foi selecionada no “Primeiro Encontro de Compositores” no ano de 2013, em Itatiaia e também faz parte do coletivo “Minas da Voz”, coletivo de mulheres compositoras, desde 2015. Tem experiência no trabalho musical com crianças, jovens, adultos e idosos. Atualmente trabalha como professora particular de violão, e pelo Curso de Música “Play”, em Ouro Branco, trabalha como professora de iniciação ao cavaquinho e musicalização infantil.


Claudia Manzo (
https://soundcloud.com/claudia-manzo ) encontrou na canção ferramentas capazes de aproximá-la e de distanciá-la de suas origens, produzindo um universo de encontros e desencontros criativos. Formada em canto no Chile, sua terra natal em 2010, começou, desde lá, a expandir sua vocação por meio de repertórios latinos. Atualmente reside em Belo Horizonte e trabalha com o que ama e sabe fazer: é preparadora vocal de alguns grupos de teatro, professora de canto, organizadora do Bloco de Carnaval feminista "Bruta Flor" e compositora. Participa, também, do Coletivo de mulheres compositoras "A corda" e está em cartaz com seu show "América por una mirada femenina", que traz releituras de músicas interpretadas ou criadas por grandes mulheres da América. Latina.
As suas composições são influenciadas por ritmos latinos, do folclore afroperuano, colombiano, venezuelano, chileno e brasileiro sem, no entanto se limitar a estes estilos. Suas letras trazem as vivencias da cantora, desde críticas à sociedade passando pela política, seus amores, as saudades de sua terra e de sua gente, sempre com a possibilidade de se olhar a partir de um novo foco. Dotada de uma musicalidade marcante e com uma voz expressiva, Claudia Manzo é uma artista que, no palco, nos leva por diferentes viagens poéticas e imaginárias. 

Cantora, professora e compositora, Danni Ribeiro (https://soundcloud.com/cantora-danni-ribeiroparticipou de diversos shows importantes em Belo Horizonte e Interior de Minas, entre eles, o Festival de Comida de Boteco (2011), como backing vocal de Beth Carvalho e Affonsinho. Participou do musical “Nos Amamos a Clara”, no Festival Clara Nunes (2010), interpretou o Hino Nacional na solenidade de posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, fez participação nos programas da rádio Inconfidência FM “Revista da Tarde e Delírio e Companhia” e “Bazar maravilha” apresentou seu trabalho autoral nos programas Caleidoscópoio exibido pela TV Horizonte e Revista BH News, exibido pela TV NET cidade. Foi professora de canto por 8 anos na escola de musica Pro Music. Em 2015, lançou a música single “Quem me dera” pelo seu canal do Youtube. Atualmente leciona na escola Celinha Braga Oficina de Musica. Além disso, desenvolveu um curso de canto on-line pelo site musical cursos onde já foi visualizado por mais de 600.00 mil pessoas em todo Brasil e Exterior.



Cantora, violonista, mãe e compositora, natural de Belo Horizonte. Deh Mussulini ( 
www.dehmussulini.com) Participou como vocalista e guitarrista de várias bandas de rock e está sempre envolvida em ações feministas tais como:#mulherescriando (idealizadora), Suspirin Feminista, Diversas, Riot Grrrls, é idealizadora do Coletivo ANA, da hashtag #mulherescriando, da Mostra Mulheres Criando e do festival Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras. Participa do grupo Nem Secos pra pirar, do Coletivo ANA pra protestar, do Gustavito e a Bicicleta pra dançar e sozinha toca violão, canta e apresenta suas canções autorais. Lançou seu primeiro disco solo autoral em 2015, “Varanda Aberta”. 
Está agora pra lançar o seu espetáculo “Fé Menina”, um show lírico, feminino e poético.


"Meu nome é Karine Campos ( 
https://soundcloud.com/karine-campos-55265808) . Eu nasci e moro em Mariana e trabalho como técnico administrativo na Universidade Federal de Ouro Preto. Sou licenciada em Física pela Universidade Federal de Viçosa. Há 16 anos comecei a escrever minhas primeiras letras e compor arranjos de violão. Compunha músicas como se fosse uma terapia. Minhas canções me acalmavam e me faziam compreender melhor os meus mais íntimos sentimentos. Há três anos conheci o músico e guitarrista Gabriel Mendes e gravamos o meu primeiro álbum com dez músicas de minha autoria chamado “Leve e me leve”. As canções inéditas presentes neste CD revelam a intimidade de um coração apaixonado e ao mesmo tempo solitário. São canções que trazem paz e leveza com um fundo marcante de melancolia e saudade. A ideia desse álbum é criar um ambiente onde se possa ouvir o que canta o coração quando a saudade de um amor bate à nossa porta. Atualmente estou apresentando este trabalho numa nova parceria com o músico e guitarrista Marquinho Aniceto. A música é a minha essência e as minhas canções são motores que movem a minha vida. Estou vivenciando um ritmo acelerado de composições. Este ano tenho feito uma música nova por semana. Em minha pasta de composições tem mais de 60 canções autorais.”

Natural de João Pessoa (Paraíba), Luiza Gaião ( https://soundcloud.com/minasdavoz/submarino-luiza-gaiao)  é artista em cinesia. Suas composições surgem das transições, e trazem consigo a intensidade e a energia do movimento. Seu trabalho como "cantautora" se constrói na ponte trançada entre as cordilheiras andinas de Santiago do Chile (onde viveu parte de sua adolescência) e as montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais (onde passou a infância e vive atualmente). Ainda que jovem, aos seus 20 anos Luiza já traz consigo uma bagagem cultural/musical muito rica e diversa, fruto de todas as mudanças pelas quais foi se firmando e crescendo como mulher e artista. Hoje, além do projeto solo como cantautora, Luiza faz parte do coletivo Minas da Voz de mulheres compositoras da região dos inconfidentes, com o qual tem desenvolvido um lindo trabalho ao longo do último ano. No âmbito acadêmico, a artista cursa o terceiro período de Música na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), especializando-se no violão.


Mari Blue ( www.maribluemusic.com ) Uma jovem mineira de 17 anos, recém chegada ao Rio, ingressa em duas universidades ao mesmo tempo, UNIRIO e UFRJ, para cursar Interpretação e Direção Teatral. Perto de chegar ao fim do curso, com seu registro profissional de atriz na mão e algumas peças no currículo, decide mudar de direção, rumo a música. Assim nasce a cantora e compositora Mari Blue, que lança no dia 8 de Julho o álbum "Fruto da Flor", completamente autoral, independente, ousado, pop e rock'n roll.
"Foi um estalo, eu já estudava canto e me apresentava, mas sabia que precisava estudar música de forma muito mais profunda pra chegar onde eu queria", conta a musicista que já gravou um álbum anteriormente, lançado em duas edições: "Parte de mim" (2011) e "Parte de mim 2" (2012), contendo composições de amigos e as suas ainda nascentes. "Eu queria compor canções que eu me identificasse de forma inexplicável, e consegui! Agora, pela primeira vez, reuno 12 delas!".
O italiano Federico Puppi, violoncelista e produtor fonográfico, assina a produção do álbum. Ele conheceu a Mari em 2012, quando montaram um excêntrico duo de violoncelo e voz, chamado "Dois". A partir de então, consolidou-se uma forte amizade e parceria, culminando na realização desse disco, que também conta com grandes músicos como João Cantiber (guitarra), Mário Wamser (guitarra), Gastão Villeroy (baixo) e Cesinha (bateria). "Fruto da Flor" foi apoiado por uma campanha de financiamento coletivo, na qual a artista recebeu R$21.620,00 para a concretização do trabalho.

"Meu nome é Jaine tenho 17 anos. Comecei a compor desde os meus 12 anos, tenho várias músicas compostas por mim, minha naturalidade é de Ouro Preto Minas Gerais sou uma cantora brasileira de músicas Ostentação e consciente".

Mo Maiê ( https://soundcloud.com/momaie) traz em suas composições e interpretações a fusão dos sons do Brasil mestiço com a música da África e a World Music.
Natural de Mariana (Minas Gerais), vive desde 2012 em Salvador (Bahia), onde se dedica aos estudos dos fundamentos da música brasileira de matriz africana e indígena, estimulando uma crescente rede artística de troca de saberes e intercâmbios entre Minas e Bahia.

Natural de Rio Claro-SP, Pamelli Marafon ( https://soundcloud.com/pamellimarafon ) iniciou a carreira artística tocando violão nas ruas de Birmingham, na Inglaterra. De volta ao Brasil, iniciou seus estudos de piano e participou da Cia. Quanta de teatro. Após ingressar no curso de música da Universidade Federal de Ouro Preto, dá início à sua pesquisa na área da criação musical, gravitando entre as trilhas para espetáculos cênicos e o universo da canção. Integrou, como musicista, a Imprópria Cia. Teatral, que permaneceu mais de dois anos em cartaz com a peça Carteado. Já atuou em shows e gravações com artistas como Celso Adolfo, Bê Sant’Anna, André Siqueira e Tabajara Belo. Foi uma das artistas convidadas a participar da quarta edição da prestigiada Mostra Cantautores de BH. Atualmente está em fase de produção do seu primeiro CD autoral, que revela referências do impressionismo, da música instrumental brasileira e de vários nichos da canção popular.


Simone Moraes é natural de Padre Viegas, distrito de Mariana. Teve sua formação musical iniciada aos 12 anos na Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, na qual ainda atua como clarinetista. Licenciada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui vasta experiência no ensino da música. Sua formação inclui a participação em festivais como o Curso Internacional de Verão de Brasília em aulas de clarinete, harmonia, arranjo e educação musical. Teve oportunidade de aprender com professores renomados como Ian Guest, Vittor Santos, Carlos Kater, Edmundo Villani-Cortes, Jorge Montilla e Carlos Cespedes. Atualmente, atua como professora de percepção musical, clarinete, violão e flauta doce em aulas particulares e projetos sociais.


Thaiz Cantasini (https://soundcloud.com/thaiz-cantasini) apresentará seu show sólo "Perereca Brasil", uma apresentação dançante-sonora-debochada e político-performática da cantautora feminista goiana/mineira.
Thaiz Cantasini é poeta, dramaturga, performer, aRtivista feminista, artista educadora e compositora. Transcriou para a esfera da música cênica obras de Ítalo Calvino (“O visconde partido ao meio” e “O cavaleiro Inexistente”), Clarice Lispector (“Água Viva”) e Sófocles (“Antígona”). Atualmente é pesquisadora dentro do Núcleo de Investigações Feministas NINFEIAS da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP , é cantautora no Coletivo Caixa Preta – Anticorpos (laboratório cênico-musical de novas tecnologias) e cantautora no Coletivo Minas da Voz – Mulheres Compositoras, de Ouro Preto/MG.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n