Pular para o conteúdo principal

Rede Africanidades: Roda de Conversa com Eric Morton (mestre musical do povo Tabom de Gana) & Ialorixá Adeife Poole Omotade de Oxun

Roda de Conversa com Eric Morton (mestre musical do povo Tabom de Gana) & Ialorixá Adeife Poole Omotade de Oxun

Foi no dia 14 de julho que se deu o encontro entre o mestre da música do povo TABOM (Gana, África) Eric Morton com a Ialorixá Adeife Poole Omotade de Oxun, sacerdotisa do IFÁ, afro-americana iniciada na Nigéria e em Cuba nos mistérios dos voodoos e orixás.

Promovida pela Rede Africanidades e o Kilombo Tenondé, tal encontro se deu lá na Faculdade de Educação da Ufba (Salvador, BA).

Caminhos de Kalunga, encontros "venturosos" através de tramas nas redes do destino, nos levando a revisitar caminhos ancestrais, entre cruzes e descruzes do grande mar. 

Assim, o chefe musical de Gana se encontra com a mãe de santo americana nas encruzilhadas dessa rede, entre as rotas dos navios negreiros, onde um emaranhado de línguas se cruzaram e abriram portas de comunicação entre tribos remotas, sempre amparadas pelas forças dos espíritos dos ancestrais - os EGUNGUN.

Em uma entrevista feita com Makota Valdina para o banco de Teatro Olodum compôs a peça "Bença" dirigida por Marcos Meirelles, ela fala sobre os ancestrais 

"Os ancestrais vieram antes porque a natureza veio antes". O Tempo é o Vento e Vento é Tempo". " O Tempo ancestral é o Tempo de hoje também."


Eric é o primeiro descendente dos afro.brasileiros TABOM que volta vivo para o Brasil. Digo Vivo porque os seus ancestrais mortos já estão voltando há décadas para cá, através de seus rituais fúnebres. Digo Afro.brasileiro, porque ele descende de ancestrais que nasceram ou viveram no Brasil e voltaram para a África após a Revolta dos Malês, que aconteceu em 1835 em Salvador.

Tal Revolta foi articulada por líderes e combatentes nagôs (yorubás) islamizados, que buscavam instaurar radicalmente a libertação de escravizados africanos que fossem muçulmanos.

Depois da morte de vários malês, a revolta teve seu fim, levando milhares de africanos e afro.brasileiros a fazerem seu passaporte e cruzar a Kalunga de volta à África.

No caso dos ancestrais de Eric, estes passaram pela Nigéria durante o caminho de volta para Gana, onde aprimoraram o yorubá que haviam aprendido no Brasil, levando influências brasileiras e africanas para seus rituais espirituais, principalmente os cultos de seus ancestrais.

Lá na África cada Orixá é celebrado e cultuado em uma região específica, por exemplo:

Xangô é cultuado na região de Òyó (um Império da África Ocidental, situado onde hoje é o sudoeste da Nigéria e o sudeste do Benin).

Oxun, a Rainha do Ijexá, é cultuada em Osogbó, na Nigéria e em todo percurso do rio que leva seu nome.

Yemanja, deusa do mar é cultuada ao longo do rio que também leva seu nome, em Abeokutá.

Pelos caminhos da diáspora africana a Bahia foi um dos grandes caldeirões de mistura entre Orixás de distintas partes da África. Daí nasceram os XIRÊS - festas em que se invoca o axé de vários orixás (sendo que a ordem do xirê vai variar conforme a procedência e costumes da casa).

Também foram os Orixás que trouxeram a Ialorixá Adeife Poole Omotade de Oxun, sacerdotisa do IFÁ até Salvador. Pelos caminhos da ancestralidade, essa mulher militante com uma longa trajetória no ativismo político voltado à questão étnico-identitária e de gênero vai semeando sementes de fortalecimento e resistência, em suas falas de volta às práticas quilombolas de escambo, cuidado da terra, espiritualidade e saúde popular.


Aqui um mapa da rota do tráfico negreiro para o Brasil, Cuba e Estados Unidos

            
Mapa do centro oeste da África






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n