Pular para o conteúdo principal

mo maie e sobobade band lançam "bambala bambala", uma viagem entre o brasil e a áfrika do oeste


Bambala Bambala - fusões transatlânticas


Link para escutar o full album no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=GjLywffaRv0&t=608s


Link para o Spotify:

https://open.spotify.com/album/2H9Ceo31x8EFCfFQUgnHWQ

O álbum Bambala Bambala nasce do encontro entre a musicista e compositora marianense Mo Maie e o grupo senegalês Sobobade Band, formado por mestres tradicionalistas e músicos do Oeste Africano.

Inovador e pluridiverso, ancestral e futurista, Bambala Bambala foi criado a partir de vivências e diálogos sonoros, pautados em trocas criativas e experimentações, fusionando linguagens e ritmos tradicionais do oeste africano (farafina) com a música popular brasileira e a world music, entre 2018 e 2021, no Senegal, Mali e Brasil.

Bambala Bambala é o primeiro disco de Mo Maie, artista natural de Mariana (Minas Gerais), radicada na Bahia.

“Este trabalho representa um grande desafio e também um marco em minha trajetória não apenas enquanto musicista, compositora e produtora, mas na totalidade de minha existência. As vivências no Senegal e no Mali me transformaram por completo e a minha maior esperança era poder partilhar um pouco desta experiência de retorno às raízes e valores africanos, como oriente de vida mesmo, com o Brasil e o mundo. 

Com o apoio do Programa Ibermúsicas, realizamos os registros em África e com o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Minas Gerais 2020, realizamos a finalização da obra, em Minas e na Bahia, onde também desenvolvo muitos trabalhos, desde 2012.

O apoio da Lei Aldir Blanc foi fundamental no processo de continuidade do projeto. Se pararmos para pensar na quantidade e qualidade dos projetos realizados com o apoio desta lei no Brasil de 2020 a 2021, nos daremos conta de que este ano foi um marco na estória da produção artística nacional. Estas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento sócio-cultural do país, afinal a arte representa a identidade de um povo.”

À parte de “Ndawrabine’, tema tradicional do povo senegalês lebou, as demais composições do álbum são originais e inéditas, de autoria de Mousseke Le Polivalent (Senegal) e Mo Maie, tecidas a partir de diferentes matrizes e influências musicais, tendo por fio condutor a poesia que brota do cotidiano. 


Os temas são cantados em Wolof, Brasileiro e Francês, transmitindo aos ouvintes atmosferas de World Music, entre paisagens e texturas sonoras que conectam a música popular brasileira, o reggae, o desert blues, o afro jazz e o chorinho, nos relembrando que a música não tem fronteiras.

Atuando há mais de 25 anos em multi linguagens artísticas, Mo Maie é performer, escritora, artista visual e artesã de instrumentos musicais africanos. 

Idealizadora da plataforma criativa Djalo Musica Nomad, no decorrer de sua carreira desenvolveu projetos, shows, criação de trilhas sonoras para teatro e dança, residências artísticas, vídeo documentários, publicações gráficas e literárias em parceria com artistas, redes e comunidades no Brasil, na América Latina, África, Oriente Médio e Europa.

O álbum Bambala Bambala foi lançado no dia 13 de setembro, no canal Djalo Musica Nomad, no youtube, onde também foi  lançado o videoclipe do tema “Ndox”.

O disco já está nas principais plataformas do streaming e também disponível para download gratuito no site www.momaie.com


Serviço

O que: Lançamento do disco “Bambala Bambala, Mo Maie e Sobobade Band” 

Quando: 13 de setembro de 2021

Horário: 18:15 h

Quem: Mo Maie e Sobobade Band

Onde: www.youtube.com/DjaloMusicaNomad

Contato: momaiesonora@gmail.com


Equipe Técnica


Realização: Djalo Musica Nomad

Produção musical: Mo Maie 

Direção musical: Ndongo Faye 

Direção artística: Mo Maie  

Mixagem: Edson Zacca (MG) . 

Masterização analógica: Buguinha Dub (PE)

Produção executiva: Pollyanna Assis  

Streaming: Ladeira Records

Marketing: Nicolas Gomides

Design: Carol Trindade

Arte da Capa: Estherfyson Gabriel


Gravado no Mara Star Studio (Dakar/Senegal/2020) 

Lab Na Passagem (Passagem de Mariana/MG/2020) 

e Studio Mauro (Salvador/BA/2021) 


As paisagens sonoras foram gravadas em Dakar/Senegal, de 2019 a 2020 por Mo Maie 


Ficha técnica sonora

Mo Maie: Vocal e Flautas em “Bambala Bambala”

Mousseke Le Polivalent : Vocal

Liz Novais: Vocal coral em “Mani” e “Casa de Mayanga”

Elhadji Malick Diouf: Lead Guitar

Ndongo Faye: Percussão

Djibril Bamba Niang: Baixo

Diango Diabate: Xalan (Jèly Ngoni)

Sene Samba: Sabar em “Ndawrabine”

Iberê Sansara: Clarineta em “Flor do Cacau”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n