tá no mundo! <link na bio> trabalho tecido por mãos de mulheres, "tempo, o livro das árvores” é uma compilação de relatos orais de estórias de vidas de tradicionalistas, pensadoras, pensadores, artistas, mestras e mestres da cultura popular em áfrica, brasil e américa latina, que vem sendo reunidas desde 2013.
a concepção do e-livro baseia-se na ideia do reflorestamento cultural, a partir da escuta sensível de estórias de vidas como caminho para combater estruturas sociais racistas, genocidas, machistas e ecocidas.
foram tempos intensos de ensonhar, caminhar, escutar, quebrar, reconstruir, organizar, escrivinhar, criar, traduzir, revisar, aprender, trocar e partilhar com as mulheres incríveis que trabalharam juntas pra transformar esse sonho num livro digital.
agradecendo enormemente a todas as forças invisíveis e visíveis que nos permitiram chegar até aqui, honrando todas as estórias sentidas debaixo das árvores da memória...
e.book ÁRVORES.memórias.e.reflorestamentos
volume 2. Tempo, o livro das árvores
@andarilhaedicoes
edição e revisão:
deisiane barbosa @andarilla_
e maíra vale @mairacvale
projeto gráfico e diagramação: @andarilla_
ilustrações:
maine jesus
@carmimazeviche
ilustração da capa:
yohanne marie
@________________mar
tradução:
fanny glemarec
@fannyglem_
organização:
mo maie
@mo.maie
contracapa "tempo, o Livro das árvores"
Teresa, da série 'espíritos das águas'
📷 @________________mar
Ghana, 2018
.
.
Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, governo federal.
Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G...
Comentários
Postar um comentário