Pular para o conteúdo principal

portas da memória. assim nasce uma kora brasileira. fela kala kora

Kora. Fela. nasce mais uma kora brasileira

.
.
Toda diáspora é a passagem de um mundo de unidade para multilicidade. É isso o que é importante em todos os movimentos do mundo. é o que diz Edouard Glissant
Sete cordas curam o passado.
Sete cordas harmonizam o presente. 
Sete cordas protegem o futuro.
.
A cabaça é a terra.
A pele, os animais.
As cordas, as plantas e árvores.
O aro do metal, a magia.
.
Pelo que se tem notícia, a Kora nasce na Afrika Ocidental Mandengue Malinké. É um instrumento sagrado em territórios africanos, envolto por uma aura de magia e espiritualidade. Está ligada à sabedoria divina e, ao mesmo tempo, conecta o céu com a terra, com o cotidiano e a continuidade da vida tribal, por ser suporte sonoro espiritual dos rituais de canto e contação de histórias dos Djelis ou griôs, como chamamos por aqui no Brasil. 
.
A Kora, com sua beleza e delicadeza abrange e perpassa diversos aspectos da sociedade tribal malinké, como: Educação, Saúde, Cultura, Ancestralidade, História, Preservação, Continuidade, Filosofia, Justiça.
.
Conta.se que na origem dos dias o espírito fez.se humano e pôs.se a falar numa linguagem estranha, cheia de imagens e floreios. Este homem, considerado louco, foi jogado no mar e foi devorado por um peixe. Um pescador pescou este peixe e o comeu feliz da vida. Mas com o passar do tempo, começou a falar numa linguagem estranha, cheia de floreios, que ninguém de sua aldeia compreendia. Este homem foi apedrejado e enterrado, o tempo passou e alguns restos de seu corpo foram parar no cuscus de um caçador. Aquele caçador então passou a falar coisas estranhas, cheias de imagens e floreios. Sua tribo por achar seu comportamento estranho, o apedrejou e o caçador acabou virando pó. Um homem que tocava sua kora na floresta recebeu uma rajada de vento e respirou pequenos grãos de poeira que sobraram do corpo do caçador. Logo ele começou a cantar e acompanhar a kora, cantava e contava histórias lindas, comovendo os de sua tribo que, por isso, o deixaram viver.
.
Assim o Djeli ou Griô pode criar e ao mesmo tempo ser fiel à tradição.
.
Alguns dizem que a kora surgiu em Gabu, onde hoje se encontra Guiné Bissal, por volta do século XIII, sucedendo o instrumento chamado Tonkoron, sendo que este, por sua vez, veio da bolonbata, e foram sendo reinventados, até surgir a Kora, com 21 cordas.  
.
Outros acreditam que a Kora pertenceu a uma mulher.gênio, que morava em cavernas de #Kansala, na #Gambia. Ao ouvir esta mulher tocando o instrumento, um grande guerreiro chamado Tiramakhan Traoré decide tomar o instrumento da mulher e dar a um Djeli pertencente ao grupo #Djelimaly. Este transmitiu o conhecimento de tocar a fazer a kora para seu filho, #Kamba. E assim foi se passando de pai para filho, até chegar ao Tilimaghan Diabaté, que o levou a #Mali.
.
Mali.
.
no prumo desta kalunga, aceitar que certos encontros na vida são encontros de passagem. mesmo que intensos e profundos enquanto existam.
.
assim estou. agora aqui em casa, na ilha, botando as cordas na nova kora que acaba de nascer. são 21 cordas que me levam a uma essência muito ancestral da mãe #Afraka e de todas as sonoridades do mundo. uma vibração feminina ancestral. 
.
este instrumento aqui na minha frente nasceu de um amor que veio nas asas do vento. em um inverno frio e chuvoso. ventoso. dos pés de minha cama brotou mel e tive que atravessar o mar para ir a feira olhar umas cabaças para a encomenda de um trabalho e quando chego na feira, encontro a cabaça perfeita para fazer uma #kora. há anos que eu tava buscando essa cabaça. mas eu tive que esperar pelo tempo certo, pelo vento certo para realizar o que me mandou um homem djeli em sonhos, há anos atrás. eu precisava tocar uma kora. mas como não pude comprar, tive que fazer.
.
foi um #DingoDingo poderoso. foram mais de dois meses de um lado pro outro do mar e do rio e do ar. as fibras desta kora foram tecidas com as linhas de um amor que veio e que foi e que vem e que vai e que vai... 
.
agora tenho aqui em minha frente este instrumento de linhagem ancestral das #Afrakas #mandengue, #malinke 
.
eh um ser feminino que tenho aqui em minha frente. é um ser lunar. é um instrumento pra voar soave. enquanto o #ngoni é para mim uma arma para caçar... 
.
vou colocar as cordas. o amor se foi e me deixou cá esta kora. pela manhã, ainda em salvador, uma gata deu a luz a vários filhotes. a lua está nova. as sementes na água para germinar. a vida segue seu rumo. é preciso encontrar um maneira de não naufragar. a vida vem me ensinando através de movimentos repetidos e repetitivos. é preciso reaprender a respirar dentro d'água. buscar essa memória embrionária de um impulso de resistência e sobrevivência. é preciso aprender a cair. é preciso aceitar o peso que puxa nossos corpos para baixo para entender que é preciso fazer força para cima para seguir vivo. 
.
a kora foi enviada pelos céus para @s human@s enfrentarem as dores da própria existência. para conseguirem atravessar a rua. entender o passar do tempo e nos inspirar a imaginar formas de impedir que os avanços da tecnologia e da ganância destruam o mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n