Pular para o conteúdo principal

Sonora: Ciclo Internacional de Mulheres Compositoras: um convite à reflexão sobre a mulher criadora


ACORDA Samba de Roda
Ó mulher tecedeira! ACORDA!!!! Não se Esqueça do que te contou sua avó, INVISÍVEL! Mas olhe para frente. Pra adiante! G R I T E !!! Em nome de todas as suas ancestrais que tiveram que calar o caudaloso rio de sua criatividade para preservar casamento, família, bairro, catequese. Chupa e lambe a Seiva doce que pinga de seu sexo misterioso, com cheiro de mar e ventania. Você TEM todo o direito de deixar suas marcas, suas queixas, suas gueixas, suas lutas, suas putas, suas saias, seus pêlos, seus anseios dentro da caixa de segredos da história de um mundo minado por tolas contradições testosterônicas.

Sem pensar muito: você pode me dizer o nome de três grandes compositores brasileiros?Agora me diga o nome de três grandes compositorAs brasileiras?
Sinceramente: o que foi mais fácil para você??????
Você já parou para pensar em como a história da arte e da música que nos é apresentada não dá muita visibilidade para o papel da mulher em sua construção? É que a história que sai nos livros é a história dos "dominadores". Mas já chegou o tempo de mudar isso tudo. Acho que esses momentos de grandes crises são ideais para realizarmos transformações fortes em estruturas que já não mais se sustentam.
Estou muito orgulhosa de fazer parte de um sonho que está se transformando em realidade: a união de mulheres compositoras o Brasil e da América Latina que decidiram produzir na raça um festival internacional de mulheres compositoras!
Sério!!!!!!! 

Vai rolar entre julho e outubro de 2016, em vários países da Amérida Latina e Europa a primeira edição do Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras.
Você é compositora? Ainda dá tempo de se inscrever para participar da mostra em sua região. 

Qualquer dúvida, entre em contato com o email: sonorageral@gmail.com 
Link para inscrição para o Sonora Salvador (BAHIA):
https://docs.google.com/forms/d/1lqiCZCNx4EhiSVNaW6Mt7I7Kp93U5p7iFqxskr9T_Jw/viewform

Link para inscrição para o Sonora Belo Horizonte (MINAS GERAIS):
https://docs.google.com/forms/d/1sFfJX8Q4E8Y7lARD26yCCqy8kzM-3IDEH7ENyuVst4g/viewform

Link para inscrição para o Sonora Inconfidentes (MINAS GERAIS):
https://docs.google.com/forms/d/1zWxdKxCYF3GYLtNgnCINeMautyogBWRs0hLkzJw64tU/viewform?edit_requested=true

Link para inscrição para o Sonora Natal (RIO GRANDE DO NORTE):
https://docs.google.com/forms/d/1jdgCHZ-tbbyj89UbFRldyWaVl5EzL4jQurx1PMabo-g/viewform?c=0&w=1

Sonora: Ciclo Internacional de Mulheres Compositoras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n