Pular para o conteúdo principal

os contos dos orixás

                                 

oke arô, oxossi!

Às vezes não é você que escolhe uma história.
É a história que escolhe você.  Para ser seu guardião. Para se aprofundar em suas raízes. Para lhe recontar para que outras pessoas a conheçam.
É assim que me sinto com as histórias dos orixás.
Primeiro veio Exú, o guardião das encruzilhadas. Abrindo caminhos com toda mandinga do mundo chegou para me pedir para contar uma história sobre suas aventuras pelo mundo. E assim, em uma lan house do Raval (um bairro de imigrantes de Barcelona, na Espanha) comecei minha viagem até a terra dos Orixás. 


                          


As histórias dos treze principais orixás da tradição yorubá tinham que ser contadas com poesia e música durante Jam Sessions onde estariam presentes uma narradora e muitos músicos. Diferentes a cada história. 
Exu. Oxóssi. Yemanjá. Oxum. Xangô. Iansã. Ogum. Ifá Ossanha.                                         Ibejis.  Oxumaré. Obaluaê. Nanã. Oduduá. Iroko. Oxalá.
Bem, já fui falando dos orixás, mas será que você já sabe quem são eles?


                                             


>>> A MITOLOGIA DOS ORIXÁS:::
Qualquer brasileiro conhece pelo menos alguma história ou personagem da mitologia grega ou romana. Mas nem todo brasileiro conhece algum pouco das histórias da rica e diersificada "Mitologia dos Orixás". Mesmo sabendo que grande parte da população de nosso país tem raízes africanas.
A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e os orixás são entidades mágicas, divindades da natureza, apesar de serem visualizados como seres humanos e possuírem uma origem terrestre, tendo seus nomes geralmente ligados a territórios da África, onde foi iniciado seu culto.  
Os orixás (ou encantados ou nkices) vieram para o Brasil nos porões dos navios negreiros, nos corações dos negros yorubás (nagôs), jeje e angola, que no Brasil se conheceram realizando uma grande mescla e fusão de crenças e conhecimentos do mundo e da magia nas senzalas e nos momentos de trabalho criando o candomblé brasileiro, uma religião com raízes africanas mas nascida em terras brasileiras, mais especificamente na Bahia. 


>>> CURIOSIDADES:::
A primeira gravações ações dos contos foram feitas na Espanha e a primeira narradora foi a artista costariquense Analu Alvarado (http://www.myspace.com/blackmagikcircus).
Durante o processo de gravação dos contos, estão a narradora e os músicos no estúdio para gravar ao vivo os arranjos improvisados em cima de textos poéticos que contam a história das divindades yorubás mescladas com poesia surreal. 

>>> NA RÁDIO :::
Quando foram gravados em Barcelona, eu fui entrevistada pelo chileno Antônio Narváez Dupuy  na Rádio Contrabanda FM, no programa "No solo Jazz"  pelo apresentador Álaro

- Pod Cast do Programa gravado sobre o Conto de Exu >>>

http://nosolojazz.contrabanda.org/2008/09/02/exu-la-alegria/

"Relato y música que se graba en directo en un acto que reviste carácter de ceremonia y celebración con una interacción espontánea e improvisada entre la dramatización del relato y la música que surge de la inspiración que reciben los músicos del texto y la interpretación de AnaLu, quien da vida a las historias de Mo Maiê."
Bajo la influencia de EXU, entidad intermediaria de los dioses Yorubas, los ORIXÁS, entre estos y los hombres según las creencias religiosas de tradición africana que trajeron al continente Americano, especialmente a Brasil, Cuba y otras islas del Caribe, aquellos africanos y africanas que apresados y posteriormente injusta y brutalmente esclavizados permanecieron en suelo Americano. Se intentó imponerles la religión católica o cristiana de sus amos, además de prohibirles el culto que profesaban a sus dioses y entidades, siendo EXU unos de los más importantes. EXU significa “Mensajero", es él, quien traduce el pensamiento de los hombres a los ORIXÁS y viceversa, es el comunicador o mensajero de los ORIXÁS a los hombres. Es el agente mágico por exceléncia". 

- Pod Cast do Programa gravado sobre o Conto de Yemanjá >>>
 
http://nosolojazz.contrabanda.org/2008/10/

"Ese Brasil exuberante en todo los aspectos, y místico, a su vez, por la influencia de esos ORIXÁS, que vuelven a estar presentes en un nuevo relato de Mo Maiê, esta vez se trata de “ODOFIABÁ", que como nos explican AnaLu y Mo Maiê es la “Madre del Agua" y por consecuencia “Madre de los peces."

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n