Pular para o conteúdo principal

A Dança do Transe Gnaoua. Por Mo Maie

os espíritos que iluminam a noite, os espíritos que sopram através do vento, os espíritos que caminham pelas florestas e desertos, os espíritos que fazem tremer montanhas, Os espíritos que enfrentam a tempestade, um cavalo de vento que reina sobre o mar e sobre as espumas do oceano ... somos escravos da pele recém-marcada. seja testemunhas destas marcas, que nunca vão se apagar ºº Canto gnaoui


os gnaouas
Este ano participei do projeto Dança Afro: Corpo em Estudo. Uma proposta super interessante, em que tivemos vivências com várias mestras e mestres de distintas modalidades de dança afro em Salvador e, ao final da experiência - que durou quase um mês, cada participante concebeu uma proposta de aula de dança.

Em minha proposta escolhi trabalhar a dança, o corpo e o transe, inspirada nas experiências de iniciação nos rituais da comunidade gnaoua, no Marrocos, que vivi em 2008, me havendo marcado profundamente.

Por estar na Bahia, a idéia foi conectar as influências dos caminhos do transe gnaoua com o transe do candomblé afro-brasileiro, através do estímulo de sonoridades e cores, que são os caminhos que norteiam as cerimônias gnaouas.

Sobre Os gnaouas
O essencial da Confraria Gnaoua é um rito de possessão chamado “Derdeba”, em que se misturam elementos africanos, sufis e árabo-beriberes, onde a dança, o canto e a execução de alguns instrumentos musicais contribuem para a criação de um clima hipnótico e sinestésico, que gera o transe nos adeptos com a intenção de realizar a cura corporal e espiritual da comunidade ou de algum enfermo específico.

O transe dentro da concepção geral da cerimônia é uma espécie de manifestação “catártica”, mas com grande valor espiritual. É só no meio da noite, no momento de sonhar, que começa o rito de posse chamado “Derdeba” ou LILA (que, em árabe significa “noite”).
A celebração pode durar uma noite inteira, desde o pôr do sol até o amanhecer, mas dependendo da intenção, podem durar de três a sete dias. As “Lilas” de videntes (Mokdema ou Mokdem) ou mestres (Maalems) são mais intensas e podem durar até 7 dias. Existem ainda rituais com a exclusiva participação de mulheres (as Haddarate), realizados nos espaços fechados de alguns santuários e de acesso muito restrito, durante os quais as vozes femininas elevam a Alá litanias e cânticos secretos.

As “Lilas” tem maior ocorrência no mês lunar do “Chaâbane” (período que precede o mês do Ramadam, quando os muçulmanos celebram a revelação do “Alcorão” aos homens e jejuam durante um mês). Durante o “Chaabane”, os “Djines” ou espíritos são “acorrentados”. Os “servos” fazem inúmeras “Lilas” em mausoléus de santos Gnaoua e devem sacrificar um galo azul (se pobres) ou um touro negro (se ricos).

Transe. Mo Maie, A dança para o Orixá Omolu, o Senhor da Terra. Marrocos, 2012

O transe

Do latim transire – «atravessar», a palavra transe veicula a ideia de limiar, conduto ou canal. Desde o século V, a palavra transe é utilizada para designar a passagem da vida para a morte e foi no século XIV que toma o sentido particular de estado psíquico.
Transe é catarse. É deixar-se atravessar. Canalizar. Passar. Abrir caminho e pedir passagem.
O transe é um caminho. Um caminho pelo qual o próprio corpo atravessa. Um caminho que conecta o ser humano com o divino, diretamente. Conecta o homem com o “axé”, a “baraka”, o “prana” - um presente da vida espiritual que pode ser usado na vida prática.
A busca pessoal pelo movimento de repetição que vai gerar seu transe e o mais importante: abrir-se para seu próprio transe.
O transe gnaoua é um convite a atravessar durante uma noite (Lila, que em árabe quer dizer noite) por uma representação da própria vida e da morte a fim de chegar ao renascimento. Através do caminho da “Lila gnaoua”, vamos atravessar por sete portais, passar pela vida, pela morte e pelo renascimento. A fim de nos transformarmos. Mesmo que inconscientemente.
A proposta da dinâmica que fizemos começa com uma roda, em sentido anti-horário. Aqui respiramos e sentimos a respiração, o ar tocar todo o corpo, acionar o corpo. A roda se fecha e as pessoas encostam as palmas das mãos umas nas outras. Todos se sentam com as mãos conectadas, sentindo a respiração pessoal e a respiração do grupo.
Uqba- O jogo de mãos. Parte feminina, todos batem palmas, e chamam os espíritos ancestrais. 
Bater palmas é a representação da vida, do início, quando o ferro ainda não existia. Por esta razão, os músicos utilizam as palmas, e não os krakabs (castanholas de ferro): unem a mão direita (a vida) e a esquerda (representando a morte) e cantam os 99 nomes de Alla. 
Depois deste momento Uqba, vem o momento “Meksa”, que representa o ferro e o sacrifício. Os músicos começam então a utilizar os krakabs, o ferro alquímico do sacrifício.
E logo que os krakrabs começam a soar pelos ares, começa a Derdaba – o ritual dos cantos e danças evocando as entidades encantadas (Mlouks).
É a Dardaba que nos leva a atravessar pelos três portais.
Cada portal está associado a uma cor. E cada cor corresponde a uma entidade, como os orixás do candomblé brasileiro.
Nas “Lilas” comuns, os músicos entoam seu canto e sua música, enquanto mulheres invisíveis dançam o transe para incorporar os “Mluks”, os espíritos de diferentes cores, também chamados “Djines” ou “demônios”. 
A sensualidade tão comum e natural nos corpos africanos aqui deve ser tapada por véus coloridos durante a LILA Gnaoua (influências de costumes muçulmanos, quando a mulher deve ser tapada socialmente). O corpo da mulher que dança o transe vai se desumanizando, tornando-se impessoal. Passa a estar diretamente relacionado a uma divindade e, por extensão, aos elementos da natureza a ele associados, levado pelo comando das músicas. O transe torna-se a forma de contato entre os deuses ou espíritos da natureza e a comunidade religiosa.
Da mesma maneira acontece nos cultos do candomblé, quando a música e a dança geram a possibilidade de cura e superação de crises do cotidiano, através da “suspensão” da identidade cotidiana e da abertura de espaço àquela do Orixá. Durante o fenômeno do transe, o corpo da filha/filho de santo se torna o próprio Orixá. A música, então, desenvolve o papel de organizadora da desordem do exterior e do interior e a dança expressa o equilíbrio e a ordem alcançada. Para o participante ocasional de uma LILA ou de uma cerimônia de candomblé ou umbanda, todo o conjunto do ritual (como os gestos, o cheiro do insenso, as roupas, os cantos, os ritmos, as danças) pode parecer elementos de um verdadeiro show, mas aquilo que se faz público é também extremamente misterioso e dotado de simbologias que transcendem aquilo que os sentidos percebem. A chegada do orixá entre os mortais é assinalada por cantigas de saudação apropriadas, todas numa seqüência lógica. Da mesma maneira, há uma seqüência lógica e ritualística também nas práticas gnaouas, mas aqui são os “Mluks”, os “Djines” representados pelas cores.

São três portais, que vêm depois do Kuwu:

- O portal dos Jilala::: a vida, a paz, o início
- Jilala – O ar, respiração, paz, a alma estática, a vida, o esperma, a espuma.
- Mluks da terra – Obaluaê.
- Mluks da floresta – Oxóssi – Verde: A natureza, as plantas.
- Mluks do céu e do mar – Sid Moussa, Samaoy, Yemanjá.

- Baba Hamou – Yansã: o fogo, o sangue, a penetração, a morte.

- A portal dos Gnaoua::: o preto, o fim, a morte, o vazio

- Aysha Kandisha Hamduchia: metade mulher, Aysha chega antes do amanhecer.

- Lala Mimouna: a fecundidade, o espírito africano feminino, a morte, o mistério, o medo.

Nanã: A LAMA.

- O portal das mulheres árabes:::

- Lala Mira – Oxum
O tesouro da vida, o ouro, o sol, a vida, o renascimento.


RESPIRAÇÃO

Os xamanes utilizam sistematicamente a música e particularmente os ritmos para produzir estados de transe. Frequentemente, as danças acompanham os rituais e por vezes, utilizam certas plantas para contribuir a estes estados. Mas, este tipo de mecanismo pode ser encontrado em muitas tradições posteriores que praticavam o transe. Os sufis, por exemplo, utilizam danças e músicas para entrar em contacto com o sagrado. As tradições animistas africanas ou religiões vudu produzem também estados de transe por danças e músicas. A prática oriental dos mantras, também recorre a uma noção de ritmo, bem mais importante que o sentido dos próprios mantras.

Grau de Dificuldade – Havendo disposição e energia física não haverá dificuldades em ao menos tentar começar a dançar. O que será mais difícil é dançar com liberdade e por tempo suficiente até que o transe comece a ser formado, pois isso pode levar desde alguns minutos até muitas horas.
Para quem nunca experimentou esse tipo de situação, ela poderá ser despertada a partir de trabalhos rituais e terapêuticos específicos envolvendo técnicas com danças, como a biodança e as danças sagradas circulares.

O giro sufi::::: fazer uma pergunta e começar a girar:

O corpo é o veículo de todas as sensações inclusivé da sensação de ausência de corpo. E isso tem a ver com leveza. A sensação nasce sempre no seio de um corpo-cérebro. Só um corpo bem enraizado experiencia plenamente sensações de flutuabilidade. Eu diria até que a maioria das pessoas vive todos os dias completamente dissociada do seu corpo, sem qualquer consciência do corpo no espaço, no tempo e em si mesmo. Amar o corpo é fundamental. A alma move-se por entre a pele traçando no corpo e no gesto partículas da personalidade e singularidade de cada um. A atitude do corpo no seu todo aparece como espelho da alma como expressão global da pessoa

.
.
.
Mo Maiê, Alto da Sereia, setembro de 2013 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guedra - O ritual das mulheres do "Povo Azul"

Guedra A palavra "Guedra" quer dizer "caldeirão" e também "aquela que faz ritual". Guedra é usado para nomear um ritual de transe do "Povo Azul" do deserto do Saara, que se estende desde a Mauritânia passando pelo Marrocos, até o Egito. Através da dança e da ritualística que a envolve, esse povo traça místicos símbolos espalhando amor e paz, agradecendo a terra, água, ar e fogo, abençoando todos os presentes entre pessoas e espíritos, com movimentos muito antigos e simbólicos. É uma dança ritual que, como o Zaar, tem a finalidade de afastar as doenças, o cansaço e os maus espíritos. Guedra é uma dança sagrada do "Povo do Véu" ou "Kel Tagilmus", conhecido como "Tuareg. Em árabe, "Guedra" é Também o nome de um pote para cozinhar, ou caldeirão, que os nômades carregam com eles por onde vão. Este pote recebia um revestimento de pele de animal, que o transformava em tambor. Somente as mulheres dançam "G

Os Quatro Ciclos do Dikenga

Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo.  Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio  ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos Movimentos

Ritmos do Candomblé Brasileiro

           Os ritmos do Candomblé (culto tradicional afro brasileiro) são aqueles usados para acompanhar as danças e canções das entidades (também chamadas de Orixás, Nkises, Voduns ou Caboclos, dependendo da "nação" a que pertencem). Ritmos de Diferentes Nações de Candomblés no Brasil São cerca de 28 ritmos entre as Nações (denominação referida à origem ancestral e o conjunto de seus rituais) de Ketu, Jeje e Angola . São executados, geralmente, através de 4 instrumentos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o  Rum (tambor grave responsável por fazer as variações). Os ritmos da Nação Angola são tocados com as mãos, enquanto que os de Ketu e Jeje são tocados com a utilização de baquetas chamadas Aquidavis (como são chamadas nas naçoões Ketu_Nagô). " Em candomblé a gente não chama "música". Música é um nome vulgar, todo mundo fala. É um...como se fosse um orô (reza) ...uma cantiga pro santo ".  A presença do ritmo n