O lindo texto que Maíra Azevedo escreveu sobre o Ogã Erenilton Bispo dos Santos, que merece todas as homenagens.
"Quem vè o senhor franzino e com dificuldade de locomoção não imagina o poder que Erenilton Bispo dos Santos tem em sua religião. Adepto do Candomblé há mais de 50 anos, ele é profundo conhecedor dos cânticos sagrados das quatro principais nações do culto: Ketu, Ijexá,Jeje e Angola.
Alabê (homens do cancomblé que tem a função de cantar para saudar os Orixás) mais antigo de Salvador, seu Erenilton foi homenageado ontem, na Assembléia Legislativa da Bahia, com o título de Mestre Popular.
O religioso recebeu dos integrantes da Casa de Oxumaré na Federação, terreiro do qual é integrante, o "Agdavi de Ouro", símbolo de seu conhecimento de vários toques do Atabaque.
"Eu me sinto honrado em saber que as pessoas admiram meu Dom. Aprendi a cantar porque fui obediente e sempre procurei ouvir os meus mais velhos", revela o ancião.
Nem mesmo o ato de ter sofrido um avc e de ter a visão reduzida, devido a diabetes, diminuiu o prazer a força de mestre Erenilton em louvar os Deuses. "Eu amo meus Orixás e vou seguir cantando para eles. Acho lindo eu chamar e eles responderem. É um dom que eles mesmo me deram", diz.
As homenagens para o Alabê seguem até domingo, quando será apresentado, na Casa de Oxumaré, video sobre sua vida, que virou lenda em todo o País.
Esses conhecimentos são passados de geração em geração. Valnei Conceição é o atual discípulo de Erenilton Bispo dos Santos. "É uma oportunidade única que eu tive de poder aprender a canta com o maior Alabe que se tem conhecimento. Ele é uma enciclopédia viva", diz o Jovem.
Comentários
Postar um comentário