Mo Maiê é Musicista, Arte-educadora, Capoeirista, Artesã de instrumentos musicais africanos e Pesquisadora do Universo Musical do Transatlântico afro-ameríndio.
No decorrer de sua carreira, desenvolveu projetos, shows, oficinas de arte educação, criação de trilhas sonoras para dança e teatro, residências criativas, vídeo documentários, publicações gráficas e literárias em parceria com artistas, coletivos e redes criativas no Brasil, África, Ásia, Oriente Médio e Europa.
![]() |
O Kassi Kaxixi Djalô |
É idealizadora da Revista eletrônica Terreiro de Griôs e da Escola Ateliê Nomad Djalô, ambos trabalhos independentes focados em pesquisa e arte educação, sob o viés da afrocentricidade e valorização de nossas culturas originárias.
Em 2011 migrou para Salvador (BA), a fim de se aprofundar na Musica-Dança afrobrasileira e nas tradições orais nordestinas e africanas mandengue (da Africa do Oeste).
![]() |
A cabaça e o Cipó de Junko |
Em 2012, em Salvador, iniciou seu trabalho de pesquisa e construção de instrumentos musicais africanos e afro-brasileiros, especializando-se nos instrumentos construídos a partir da cabaça.
Assim, cria um pequeno ateliê em sua casa e começa a facilitar oficinas de confecção de instrumentos, dando enfoque ao processo de confecção material, mas também buscando conectar conhecimentos filosóficos e culturais ligados ao universo de instrumentos como Xekere, Tambor de Cabaça, Caxixi, Berimbau, Ngoni, Kora, Kassis, Bongoman, Balafon, Kalimba ...
![]() |
Caxixi Macho & Fêmea |
O aprendizado do Caxixi, especificamente, nasceu dos mergulhos da artista no cotidiano da capoeiragem baiana, tendo sido iniciada nesta arte pelo Mestre Walmir (FICA SALVADOR), exímio artesão do instrumento.
![]() |
Mestre Walmir (FICA SALVADOR) |
A partir de então, vem trabalhando a confecção do Caxixi com Capoeiristas da Ilha de Itaparica, onde vive desde 2015.
A necessidade de se aprofundar nas pesquisas referentes à música mandinga e nas técnicas ancestrais de confecção dos instrumentos musicais tradicionais de dita cultura lhe trouxe à África do Oeste em 2018, quando foi iniciada na confecção do instrumento chamado Kassi, ou Kassenete, muito presente na música da Guiné Conakri.
A artista vem fazendo pontes entre este instrumento e o Caxixi, nascido no Brasil, criando instrumentos que fusionam técnicas africanas e brasileiras.
O estudo de diferentes materiais, que proporcionam timbres e sonoridades particulares e também a influência da musicalidade e cultura do Oeste africano no universo da capoeiragem brasileira, assunto pouco comentado, por enquanto, vem direcionando suas pesquisas e trabalhos.
![]() |
Kassis confeccionados no Senegal. 2018 |
![]() |
Brincos de Caxixi. Cabaça e Piaçava |
![]() |
O Capoeirista Zumbi e os Caxixis (Barra Grande, Bahia) |
![]() |
Movimento Mulheres do Mar. Barra Grande . Itaparica . Bahia |
![]() |
Oficina de Confecção de Kassis. SENEGAL 2018 |
![]() |
Caxixis em Processo de Confecção. Itaparica, Bahia. 2019 |
Comentários
Postar um comentário