O candomblé de Caboclo é um culto é um culto afro-brasileiro onde são reverenciados os Caboclos, espíritos de índios brasileiros. Os Caboclos atualmente são venerados na quase totalidade das casas de Candomblé de Salvador, que os consideram no mesmo nível dos Orixás africanos. Candomblé de Caboclo Deixou de ser uma “nação” para fazer parte de quase todas. A música é funcional e desempenha um papel muito importante, já que o culto não seria possível se ela. Todo o ritual é acompanhado de música, e os versos e frases repetidas das cantigas têm o poder de chamar o mundo sobrenatural. Com isso, as funções musicais são as mais variadas. Os rituais são inseparáveis do canto e da dança, e os atabaques, instrumentos sagrados, além de serem fundamentais para a marcação rítmica das coreografias, servem também de meio de comunicação entre os homens e as divindades. Todos os componentes do culto estão relacionados, não poderemos entender a música se olharmos isoladamente. A função principal da música é a de induzir o estado de transe, que em termos gerais é provocado pela música e pela dança. O uso do adjá, instrumento sagrado de fundamento, insistentemente balançado perto da cabeça de um iaô e a saudação de Caboclo, “xêtro maromba xêtro”, gritada insistentemente perto do iaô, também causa o desencadeamento, quase imediato do estado de possessão. Isso naturalmente, entre outros fatores.mA criação das cantigas é atribuída aos próprios Caboclos. Quando se manifestam, os Caboclos assumem a sua festa, e passam a ser eles próprios os puxadores de suas cantigas. De um modo geral, as cantigas de Caboclo podem ser usadas por todos os Caboclos, indistintamente. Mas, há cantigas cujo texto expressa características particulares dos Caboclos-de-pena e são usadas somente para essa categoria. Outras expressam características peculiares aos Caboclos-de-couros e, por este motivo, são utilizadas somente por eles. Até o presente momento, a classificação que nos parece ideal, é de acordo com a função que as cantigas exercem no ritual.
Dikenga Este texto sobre os ciclos do Cosmograma Bakongo Nasce da Essência da compreensão de mundo dos que falam uma dentre as línguas do tronco Níger-Kongo, em especial Do Povo Bakongo. Na década de 90 o grande pensador congolês chamado Bunseki Fu Ki.Au veio ao Brasil trazendo através de suas palavras e presença as bases cosmogônicas de seu povo, pensamentos que por muitos séculos foram extraviados ou escondidos por causa da colonização da África e das Américas e dos movimentos do tráfico negreiro. Fu Ki.Au veio nos ensinar filosofia da raíz de um dos principais povos que participaram da formação do povo brasileiro, devido aos fluxos da Diáspora. Transatlântica. Segundo Fu Ki.Au, “Kongo” refere-se a um grupo cultural, linguístico e histórico, Um Povo altamente tecnológico, Com Refinada e Profunda Concepção do Mundo e dos Multiversos. Sua Cosmopercepção Baseia-se Num Cosmograma Chamado Dikenga, Um Círculo Divido Em Quatro Quadrantes Correspondentes às Quatro Fases dos M...
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