Postagens

Mostrando postagens com o rótulo vira saia

oyá matamba, por cléa barbosa

Imagem
pelas míticas escadarias do passo, na ladeira do carmo, salvador, bahia, a poetiza cléa barbosa recita seu poema Oyá Matamba, em homenagem a Oyá, orixá dos ventos e tempestades, senhora do movimento e da transformação! Eparrei!

fusão de ritmos brasileiros e gnaoa no marrocos

Imagem
Durante 10 dias em dezembro, vivenciarei uma residência artístico-musical em Essaouira (Marrocos), com a finalidade de fazer um intercâmbio musical intensivo entre a música brasileira e a música Gnaoua. Existente no Marrocos, e em alguns outros países do Magreb, a música da Confraria Gnaoua é oriunda de praticas espirituais sufi-animistas da África sub-sahariana, de mesma origem do Candomblé brasileiro e seus ritmos e cantos, que influenciaram a Música Popular Brasileira. 
Essaouira, cidade portuária sob o Atlântico, possui a mais importante reunião de músicos Gnaouas de todo o Marrocos; em sua décima quinta edição, também sedia o Festival de Gnaoua e Músicas do Mundo. 
A proposta é: facilitarei oficina de ritmos brasileiros aberta à comunidade (com foco no congado, maracatu e afoxé) e participarei de oficina de ritmos Gnaoua. 
Durante as oficinas criaremos em conjunto com os artistas e oficinandos um pequeno espetáculo buscando a fusão da música e da dança brasileira e Gnaoua …

mãe d´água, vira saia em maracá

Imagem
Uma prévia do DVD Maracá, filmado na Casa da Ópera, em Ouro Preto, em 2011. O espetáculo Maracá foi idealizado e concebido pelo Grupo Vira Saia em 2011, em Ouro Preto (M.G.,Brasil). Contou com a colaboração de mais de vinte artistas atuantes na Região Mineira dos Inconfidentes e surpreendeu ao público e à crítica pela riqueza e diversidade musical e artística. O nome Maracá tem origem nas línguas indígenas latino-americanas. No Brasil, é uma espécie de chocalho que, agitado pelo pajé, enxota do corpo da vítima os espíritos malignos.

xirê das pretas

Imagem
foi especial a apresentação do Vira Saia no Xirê das Pretas de Agosto de 2012, em Salvador (BA). Com intervenções poéticas da poetiza baiana Cléa Barbosa, a apresentação levou à cena a peneira e o pilão simbolizando elementos ancestrais do trabalho da mulher - mãe da resitência e da luta. aí vão algumas fotos da apresentação.


Canal do Coletivo Vira Saia no Youtube

Imagem
bem, esse é o canal do youtube onde estão postados videos de alguns trabalhos desenvolvidos a partir de 2009:

http://www.youtube.com/user/Virasaiaecia?feature=mhee

- exercício prático do método de musicalização kodaly:


- o histórico grupo de congado da barroca, município de mariana, minas gerais:



- pequeno fragmento de uma "aula" de iniciação ao solfejo relativo, usando o "monosolfa" utilizado pelo método kodaly de musicalização, com o músico ian guest:


- o músico seresteiro de mariana (minas gerais) uma despretenciosa e improvisada seresta:


- apresentação do coletivo baobá no carnaval de mariana 2010:


flores no fundo da podridão

Imagem
ou seja: o que é isso que nos move a despeito do desespero de desconhecido, das amalias, do desentendimento do corpo com a matéria, o que é q nos impulsiona a tentar seguir a buscar a despeito de tudo, o que nos leva a tentar? mesmo com redemoinho, falta de recursos, com chuva e vento muito forte, bombinhas de são joão, a desincerteza????? o que nos impulsiona talvez seja a vontade de ver concretizando-se sonhos musicais, sonhos artísticos, morais e cívicos...........
pra ver flores crescendo do fundo da podridão.



nesse sábado tem lançamento do cumbuca musical no café conosco, no pelourinho em salvador....... o café fica na rua da ordem terceira, nº 4 ... o cumbuca é uma parceria do Vira Saia com o Café Conosco .................

pequeno tratado sobre mosaicos, expectativas e vida...

Imagem
hoje quase chorei da emoção de receber um mail de Guilherme Veisak, primo e amigo querido, que, na semana passada aprendeu a fazer o mosaico, em um muro de ouro preto, ao lado da linda igreja de nossa senhora da conceição, no antonio dias...

"Mô Maiê, fiquei tentando absorver as tardes de oficina e resolvi escrever para te agradecer

Para ler, vamos colocar algumas coisas:
Primeiro, sem preconceitos;
Segundo, Azulejo = Expectativas;
Terceiro, Mosaico = Vida.
Falo do azulejo como expectativa, pois, nenhum foi feito para fazer parte de um mosaico e sim para facilitar a limpeza e também para dar beleza.
Mosaico, como vida, pois a parir de seus fragmentos, restos ou ate mesmo de pedaços de propósitos feitos, quando se juntam fazem todo efeito.
Assim penso eu a vida, a gente vive quebrando expectativas depositadas em nós para construir a nossa própria história. Às vezes, essa “quebra”, não faz sentido nem no ato de quebrar nem no pedaço que se fez virar, mas quando se colocada no contexto vemo…